Siga-nos
ENNA2024

Educação

Trilhas de Futuro: inscrições para cursos gratuitos começam na próxima terça; veja como participar

Publicado

em

Iniciativa do Governo de Minas oferece 40 mil novas vagas em mais de 35 áreas de formação
A 5ª edição do Trilhas de Futuro abre as inscrições a partir da próxima terça-feira (10/9) para os interessados em um dos cursos profissionalizantes do programa.

São 40 mil novas vagas em mais de 35 opções de formação em áreas como Administração, Construção Civil, Eletrônica, Enfermagem, Informática, Logística, Mecânica e Mecatrônica.

O catálogo de cursos será divulgado no dia 9/9. Já as inscrições poderão ser feitas até o dia 23/9, pelo site trilhasdefuturo.mg.gov.br.

O resultado da alocação dos candidatos estará disponível para consulta no mesmo site da inscrição, no dia 11/10. Já as matrículas deverão ser realizadas presencialmente nas instituições de ensino entre 15 e 29/10. As aulas estão previstas para começar em fevereiro de 2025.

Saiba mais sobre os cursos:

Cartilha de cursos

Além do cronograma dos cursos, neste ano, os estudantes terão acesso a uma novidade: uma cartilha com onde os interessados poderão consultar detalhes sobre cada curso, incluindo duração, conteúdo programático, mercado de trabalho, média salarial e certificações.

O documento está disponível no educacao.mg.gov.br.

Critérios de inscrição

A Resolução SEE nº 5047, publicada no dia 23/7 pela Secretaria de Estado de Educação de MG no Diário Oficial do Estado, apresenta todas as informações necessárias para aqueles que buscam uma formação qualificada, de forma gratuita.

Entre as principais novidades desta edição está a inclusão de estudantes do primeiro ano do ensino médio, desde que apresentem comprovante de matrícula para o segundo ano até o início das aulas de 2025.

O programa é destinado inicialmente aos estudantes do ensino médio da rede estadual, com vagas remanescentes abertas para alunos da rede municipal, privada e demais interessados.

Auxílio

Além dos cursos técnicos gratuitos, os participantes recebem um auxílio de R$ 20 por dia para alimentação e transporte.