Bahia
ALBA inaugura Clube do Livro para servidores e colaboradores
Os servidores da Assembleia Legislativa da Bahia já têm um clube de literatura pra chamar de seu. Nesta quinta-feira (10), na Sala Jairo Azi, foi inaugurado o primeiro Clube do Livro da ALBA – uma parceria do Departamento de Projetos Especiais da Escola do Legislativo (DPE) com a Secretaria das Comissões -, que contou, no primeiro encontro, com um número expressivo de amantes da leitura e do conhecimento.
Com a iniciativa, os setores parceiros pretendem estimular a prática da leitura entre os funcionários da Casa, por meio de rodas de debate sobre temas variados, além de objetivar a criação de vínculos por meio da literatura. Segundo a gerente do DPE, Jéssica Freire, os debates poderão ampliar o repertório cultural, além de promover a empatia, o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.
“A literatura tem o poder de nos fazer enxergar o mundo sob diferentes perspectivas, o que pode ser muito benéfico para a convivência no dia a dia, na tomada de decisões e na solução de problemas”, afirmou.
POLÍTICA E CULTURA
Durante a reunião inaugural, os integrantes do clube discutiram sobre política, a partir da leitura do livro Política, de autoria do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, proposto pela organização. “É um livro de leitura leve e universal, um ensaio em que o escritor trata de vários temas que promovem discussões e questionamentos e reflexões sobre o assunto”, explicou o instrutor Fernando Jr., que é revisor da Secretaria Geral das Comissões.
Idealizador do clube, Fernando acredita que a iniciativa vai possibilitar a criação de uma cultura de leitura na ALBA, agregando pessoas que gostam de literatura, “para discutir juntos livros, textos, crônicas, contos e fazer uma espécie de aprendizado coletivo e aprofundado dos textos que a gente vai escolher e ler juntos”, colocou.
PARCERIA
A Secretaria das Comissões entrou na parceria com a cessão do espaço para as rodas de conversa. Segundo o secretário-geral, Jorge Araújo, o setor vem trabalhando com assuntos que extrapolam a própria secretaria. “Com essas atividades, o que se pretende é oportunizar cultura no horário depois do almoço. Já retomamos um projeto antigo em agosto, o Cine ALBA, que acontece nas segundas, e agora, às quintas-feiras, tem o Clube do Livro”, informou.
Entre os membros do clube, a servidora Tataitá Rebouças, que trabalha com a capacitação de instrutores, destacou a iniciativa como meio de integração entre colegas. “A gente precisa da leitura para abstrair, para conhecer melhor, precisa escutar a opinião dos outros, pra entrar em consenso, discordar, e construir mais democracia, a partir desse clube do livro”, colocou.
No próximo encontro, a conversa girará sobre o conto Amor, do livro Laço de Família, de Clarice Lispector.
O servidor e colaborador da ALBA que estiver interessado em participar do Clube do Livro pode se inscrever por meio do portal do RH da instituição.