Siga-nos

BH e Região Metropolitana

Bicicletas elétricas são opção na redução das emissões de gás carbônico em BH

A Prefeitura de Belo Horizonte está aumentando a disponibilização de bicicletas elétricas, uma alternativa eficiente e limpa de mobilidade urbana, já que ajuda a reduzir as emissões de gás carbono Até o final deste ano, a capital contará com 51 estações e 550 bicicletas

Publicado

em

Bicicletas elétricas são opção na redução das emissões de gás carbônico em BH

A Prefeitura de Belo Horizonte está aumentando a disponibilização de bicicletas elétricas, uma alternativa eficiente e limpa de mobilidade urbana, já que ajuda a reduzir as emissões de gás carbono. Até o final deste ano, a capital contará com 51 estações e 550 bicicletas. Esta ampliação promoverá benefícios ambientais relevantes, contribuindo também para a construção de uma mobilidade mais ativa e saudável.


Desde setembro do ano passado, a Prefeitura iniciou a operação de um novo sistema de compartilhamento de bicicletas 100% elétricas, que passou a se somar a opção dos modelos convencionais que já estava disponível.  Atualmente são 63 estações (39 elétricas e 24 convencionais), distribuídas na Área Central e na região da Pampulha, com mais 500 bicicletas compartilhadas na capital (mais de 300 elétricas e 200 convencionais).

As bicicletas elétricas, assim como as convencionais, oferecem várias vantagens às cidades, atuando diretamente na emergência climática, contribuindo para a redução das emissões de carbono e ajudando a preservar o meio ambiente. Com as bikes elétricas, são evitadas, mensalmente, a emissão de uma média de seis toneladas de gás carbônico. Optar pela bicicleta em seus deslocamentos também permite economia de tempo e dinheiro, evitando-se o trânsito e os custos associados à manutenção de um veículo motorizado.

Promovendo também um estilo de vida ativo, ajudando a melhorar a saúde, podendo ser usadas em combinação com outros meios de transporte, como ônibus ou metrô, para percorrer distâncias mais longas. Com o auxílio do motor elétrico, as e-bikes facilitam a locomoção em terrenos íngremes ou longas distâncias, tornando o ciclismo mais acessível para um público mais amplo.

Como usar as bicicletas elétricas

Para começar a pedalar, basta baixar o aplicativo Tembici, fazer um cadastro, selecionar a cidade de Belo Horizonte e adquirir um plano. Após isso, as bikes podem ser desbloqueadas por QR Code. Ao finalizar o uso, a bicicleta precisará ser devolvida obrigatoriamente em uma das estações.

Vai usar as bicicletas elétricas, fique atento às orientações para pedalar com conforto e segurança:

–    Regule a altura do selim para pedalar com conforto;

–    Ande com as duas mãos no guidão e evite levar objetos pendurados nele, utilizando a cestinha se necessário;

–    Sinalize com os braços a mudança de direção;

–    Use sempre os dois freios juntos, para evitar derrapagens e perda de controle;

–    Mantenha uma distância segura da lateral dos veículos estacionados, já que eles podem abrir as portas sem ver o ciclista;

–    Mantenha uma velocidade compatível com a via e com o trânsito local;

–    Se não houver estrutura cicloviária, circule pela rua, andando no mesmo sentido dos outros veículos;

–    Não pedale na calçada, se necessário desça da bicicleta e empurre;

–    Respeite o sinal vermelho e não pare em cima a faixa de pedestre;

–    O pedestre tem sempre preferência;

–    Recomenda-se a utilização de capacete e demais acessórios para a segurança do pedestre.