Bahia
Carnaval Sem Fome, lançado nesta quarta (7), terá pontos de coleta espalhados em Salvador
Seades lança campanha e ações de proteção e cuidado com pessoas em vulnerabilidade durante a folia
Com o lema “Nossa alegria é cuidar de gente”, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) apresentou, nesta quarta-feira (7), um conjunto de ações do Governo do Estado que serão realizadas durante o Carnaval da Bahia. As campanhas vão garantir proteção social e atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade. São elas: mobilização contra o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes; Carnaval Sem Fome, Programa Corra pro Abraço e apoio a catadores de materiais recicláveis.
“É um trabalho integrado com várias secretarias, para garantir, enquanto acontece a maior festa de rua do planeta, os direitos e a proteção social. Iremos atuar em quatro grandes frentes que abrigam a proteção e o nosso acesso a direitos”, afirmou a secretária da Seades, Fabya Reis.
A campanha Carnaval sem Fome conta este ano com a parceira do Instituto Ação Cidadania, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Voluntárias Sociais, Ouvidoria do Estado e Programa Bahia sem Fome. Para o coordenador da campanha, Raimundo Bandeira, é muito importante agregar parcerias. “Começamos há 16 anos, graças às Voluntárias Sociais, e estamos muito agradecidos com esse fortalecimento. Pedimos à população que faça sua doação, porque com fome não se brinca”.
Presente no evento de lançamento, o vice-governador Geraldo Júnior reforçou o pedido para que os foliões contribuam, principalmente no combate à fome. “Vamos cuidar de todos, é preciso que as pessoas contribuam para que possamos erradicar a fome. São ações articuladas como essas, de inclusão das pessoas, que vão transformar a vida delas”, defendeu o vice-governador.
Além do ponto central de coleta, na Praça do Campo Grande, ao lado do Posto do Corpo de Bombeiros, foram montados pontos de arrecadação na Igreja da Graça, Salvador Shopping, Shopping Paseo, Centro Espírita Luz e Verdade (Vila Laura), Mosteiro de São Bento, Associação de São Jorge Ebé Oxossi (Federação); Parque da Cidade, Museu Costa Pinto, Ilê Axé Opoafonjá (São Gonçalo do Retiro) e no 1º Batalhão de Bombeiros Militar.
Exploração Sexual e Trabalho Infantil
No último Carnaval, a Bahia registrou, através do Dique 100, um total de 84 violações de direitos contra criança ou adolescente, incluindo exploração sexual e trabalho infantil. Dentre as principais iniciativas da Seades para este ano está a distribuição de material informativo e ações de divulgação em redes sociais, além de pontos estratégicos de circulação de foliões. Equipes itinerantes estarão nas ruas identificando casos de violação de direitos e divulgando os canais de denúncia. A pasta atuará, ainda, na articulação de órgãos intersetoriais e monitoramento de indicadores.
Programa Corra Pro Abraço
Equipes da Seades estarão nas ruas com estratégias de redução de riscos e danos, com atendimento multidisciplinar às pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas e estão em situação de rua ou vulnerabilidade social, também acompanhando audiências de custódia na capital baiana. Haverá distribuição de insumos como água mineral, absorventes, preservativos, dentre outros itens. O programa prestará orientações e direcionamentos à rede de serviços integrados nessa área.
Catadores de materiais recicláveis
Através de cooperação com o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), os trabalhadores contarão com apoio para o desenvolvimento das suas atividades. A expectativa, segundo o Movimento Nacional dos Catadores na Bahia, é recolher 100 toneladas de resíduos nos circuitos do carnaval em Salvador. No total, mil catadores, pertencentes a 12 cooperativas, atuarão durante os seis dias da festa, com seis centrais de recolhimento de materiais e de apoio aos catadores instalados no Politeama, na ladeira da Montanha e na Barra.
Repórter David Mendes/GOVBA