Minas Gerais
CIEMG recebe visitantes de Portugal que miram parcerias com os mineiros
Líder da Câmara Municipal de Cascais e representantes industriais e comerciais mineiros se reúnem para discutir inovação para a indústria, investimentos e parcerias.
Comitiva do município de Cascais, cidade litorânea próxima à Lisboa, em Portugal, esteve em visita ao Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG), em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (26/3). Os visitantes vieram a convite do presidente da entidade, Fausto Varela, que se reuniu com os convidados em sua sede.
Varela apresentou as entidades ligadas à Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) – SESI, SENAI, IEL, CIT – que, assim como o CIEMG, buscam fortalecer a indústria de Minas Gerais. Ele também falou sobre a importância das missões internacionais realizadas por intermédio do Centro Internacional de Negócios da FIEMG, que fomentam as parcerias e impulsiona desenvolvimento do setor empresarial. “O CIEMG é o elo entre a indústria e o setor comercial”, disse.
Para apresentar um pouco mais sobre a cidade portuguesa, o presidente da Câmara Municipal (que é como uma prefeitura) de Cascais, Carlos Carreiras, disse que por conta da dimensão empresarial do Brasil, que é um país continental, “tudo que seja referente a dados quantitativos, existe uma grande diferença entre Brasil e Portugal”, mas contrapôs ao que os dois países têm de maior vantagem comercial: o idioma. “Nós falamos a mesma língua e temos esta facilidade de poder, de alguma forma, ter uma comunicação muito mais direta, muito mais fácil. Portugal permite que depois se possa fazer uma tradução de procedimentos de legislação, como no Brasil e na Europa, caminha para ter uma legislação única em todos os Estados. Portanto, temos aqui uma primeira aproximação ao mercado europeu, ao sistema financeiro e ao sistema de apoios da União Europeia”, comentou Carreras.
Representando o município de Contagem, o secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, mediou a conversa entre os empresários e o presidente de Cascais. As principais empresas de Contagem estiveram no encontro, entre elas, Engetron, Tropeira, Xodó, Econotec e Biotech. Segundo Vilela, cada empresa poderia se apresentar brevemente para ampliar o diálogo em um futuro próximo. “Sairemos daqui hoje não só com um capítulo cumprido, mas com grandes expectativas para novos negócios”, revelou.
A comitiva, composta por oito integrantes, trouxe uma boa perspectiva para os negócios entre Minas Gerais e Cascais e seguiu para longa agenda de compromissos no estado.