Mundo
Conheça o tanque-tartaruga, a armadura de gambiarra que tem ajudado a Rússia na guerra contra a Ucrânia
Russos usam material que parece telha ondulada para envolver tanques de guerra. A ideia é proteger os veículos de ataques de drones.
Uma armadura improvisada com material que parece chapa ondulada de metal tem ajudado a Rússia a avançar na guerra contra a Ucrânia.
As forças russas envolvem tanques de guerra com placas que parecem telhas para proteger os veículos de ataques com drones dos ucranianos.
Pelo alto, a imagem lembra um tanque que carrega uma casa por cima.
Na imprensa internacional, a gambiarra foi chamada de “tanques-tartaruga”, como se o veículo estivesse carregando um casco.
Na Ucrânia, os tanques receberam outro nome, de acordo com o “New York Times”: wundervaflia.
É uma composição de palavras em duas línguas: maravilha em alemão e vaflia, a palavra em ucraniana para waffle, a a comida típica da Bélgica que tem um padrão quadriculado na superfície externa.
Segundo a revista “The Economist”, a ideia é que o metal ondulado proteja os tanques de ataques de drones pequenos, que não têm poder para atravessar o casco do tanque, mas que pode atingir as partes vulneráveis, como o teto.
Segundo um oficial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a maioria (cerca de dois terços) dos tanques russos destruídos na guerra na Ucrânia foram atacados por esses drones.
Os russos também usam drones para atacar tanques das forças ucranianas.