Siga-nos

Mundo

Conheça o tanque-tartaruga, a armadura de gambiarra que tem ajudado a Rússia na guerra contra a Ucrânia

Publicado

em

Russos usam material que parece telha ondulada para envolver tanques de guerra. A ideia é proteger os veículos de ataques de drones.

Uma armadura improvisada com material que parece chapa ondulada de metal tem ajudado a Rússia a avançar na guerra contra a Ucrânia.

As forças russas envolvem tanques de guerra com placas que parecem telhas para proteger os veículos de ataques com drones dos ucranianos.

Pelo alto, a imagem lembra um tanque que carrega uma casa por cima.

Na imprensa internacional, a gambiarra foi chamada de “tanques-tartaruga”, como se o veículo estivesse carregando um casco.

Na Ucrânia, os tanques receberam outro nome, de acordo com o “New York Times”: wundervaflia.

É uma composição de palavras em duas línguas: maravilha em alemão e vaflia, a palavra em ucraniana para waffle, a a comida típica da Bélgica que tem um padrão quadriculado na superfície externa.

Segundo a revista “The Economist”, a ideia é que o metal ondulado proteja os tanques de ataques de drones pequenos, que não têm poder para atravessar o casco do tanque, mas que pode atingir as partes vulneráveis, como o teto.

Segundo um oficial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a maioria (cerca de dois terços) dos tanques russos destruídos na guerra na Ucrânia foram atacados por esses drones.

Os russos também usam drones para atacar tanques das forças ucranianas.

Ricardo Sapia é jornalista com passagens pela Record, Band e SBT. Hoje tem a “Coluna do Seu Luis” que é retransmitida diariamente em várias rádios do Brasil e faz o “15 Minutos com o Sapia”, onde entrevista personalidades do mundo político, empresarial e esportivo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *