Siga-nos

Entretenimento

CURA anuncia pintura de novos murais e festival na praça Raul Soares; veja datas

Publicado

em

O Circuito Urbano de Arte (CURA) volta à praça Raul Soares, Em sua 8ª edição, na região central de Belo Horizonte, onde tem concentrado suas ações desde 2021.

Neste ano, o festival será realizado entre os dias 24 de outubro e 3 de novembro, quando as pinturas de empenas serão realizas ao mesmo tempo que acontecem diversas atividades na praça.

Como ocorre tradicionalmente, o CURA tem um corpo curatorial inteiramente composto por mulheres, reunindo Flaviana Lasan, Janaína Macruz, Juliana Flores e Priscila Amoni.

Ainda não foram divulgadas mais informações sobre a programação do evento, artistas convidados e empenas que, a partir desta temporada, vão integrar o circuito.

Elenco feminino

Conforme informações das realizadoras do evento, a edição de 2024 convida a comunidade a repensar como os espaços públicos podem ser vividos e ocupados, propondo uma visão que coloca a imaginação como o primeiro passo para a ação.

“Este ano, a provocação é clara: e se a praça fosse mais que uma rotatória, fosse mais do que apenas um lugar de passagem?

E se ela pudesse se transformar em um verdadeiro parque, um espaço de convivência que acolhesse mães, crianças e idosos?

O CURA 2024 propõe uma transformação do espaço urbano em um ambiente de pertencimento e permanência”, descreve o quarteto curador, que prossegue levantando outras questões.

“Como seriam as cidades se fossem regidas por tradições matriarcais? Que formas tomariam seus espaços públicos? Essa reflexão amplia as possibilidades de reinvenção dos territórios urbanos e convida à imaginação coletiva de novas formas de convivência e vida em comunidade”, apontam.

Números e histórico

Idealizado por Janaina Macruz, Juliana Flores e Priscila Amoni, o CURA presenteou BH com o primeiro Mirante de Arte Urbana do mundo na Rua Sapucaí.

Depois, a iniciativa seguiu com edições itinerantes. Tanto que, ultrapassando as fronteiras municipais e regionais, chegou, em 2023, a Manaus, onde está construindo um mirante de arte indígena em prédios na capital amazonense.

Veja alguns números do festival em BH:

Ao todo, em sete edições, a última delas em 2022, o CURA já realizou 25 obras de arte em fachadas, empenas e também no chão;

Desse conjunto de obras, 18 estão na região do hipercentro da capital mineira e quatro na região da Lagoinha;
Esta é a maior coleção de arte mural em grande escala já feita por um único festival brasileiro.

SERVIÇO:

O quê. 8ª edição do CURA – Circuito Urbano de Arte
Quando. A partir de 24 de outubro. Até 3 de novembro.
Onde. Praça Raul Soares
Quanto. Gratuito