BH e Região Metropolitana
Domingo será de atividades ambientais e educativas no Parque da Serra do Curral
O Parque da Serra do Curral recebe neste domingo (19) o Projeto Ambientar Atividades lúdicas e interativas exploram e estimulam reflexões sobre temáticas ambientais presentes no cotidiano de toda a população
O Parque da Serra do Curral recebe neste domingo (19) o Projeto Ambientar. Atividades lúdicas e interativas exploram e estimulam reflexões sobre temáticas ambientais presentes no cotidiano de toda a população. A programação é gratuita e será realizada de 9h às 12h, com exposições, oficinas, jogos e bate-papo. O Parque da Serra do Curral fica na Avenida José do Patrocínio Pontes, 1.951, bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Quem passar pelo Parque terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre insetos e outros artrópodes, inclusive com a visualização de algumas espécies por meio de lupa. Também estarão expostos peixes de pequeno e médio porte, que integram a coleção biológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Outro tema explorado são os riscos de alguns arbovírus, como dengue, zika e chikungunya, e suas interações entre os hospedeiros (ser humano e primatas) e os vetores (mosquitos).
Terá destaque, ainda, um tema muito presente no cotidiano da cidade, principalmente no atual período de seca: os incêndios florestais. A “Oficina do Fogo” apresenta o trabalho de prevenção e combate a incêndios, realizado pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) em toda cidade, as principais causas e seus efeitos para o meio ambiente, além de orientações de como agir ao identificar um foco de incêndio e técnicas para apagá-lo com segurança. Durante a oficina, é realizada uma simulação de combate a incêndio com alvos de madeira em formatos de chamas, representando o fogo. As crianças são convidadas a participarem como combatentes, utilizando equipamentos de segurança, dentre eles, gandolas, capacetes, óculos e luvas. A proposta é que os pequenos e seus familiares entendam os desafios para o enfrentamento de incêndios e a importância dessa ação para o meio ambiente.
O Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Guarda Civil Municipal de BH também participa com uma exposição de animais taxidermizados e oficina de desenhos para as crianças. Não é necessário inscrição prévia, basta chegar ao local e escolher a atividade da qual deseja participar.
O “Ambientar” é realizado, uma vez por mês em diferentes parques, pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Guarda Civil Municipal (GM), ONG Brigada 1 e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Confira a programação completa abaixo.
Programação
• Circuito de Jogos Ambientais;
• Exposição de insetos e outros artrópodes;
• Exposição de peixes de pequeno e médio porte e de outros organismos dos ambientes aquáticos;
• Bate-papo sobre os arbovírus e seus hospedeiros;
• Exposição de equipamentos e tecnologias utilizados na proteção dos recursos ambientais dos parques;
• Oficina do fogo e o trabalho de prevenção a incêndios nos parques municipais de BH;
• Exposição da Guarda Civil Municipal “Sensibilização e Proteção do Patrimônio Ambiental de BH”.