Siga-nos

BS Autos

ENERGIZANDO O MAIOR ESTÁDIO DE AMSTERDÃ ESTÁDIO DE FUTEBOL USA BATERIAS REUTILIZADAS DO NISSAN LEAF PARA GERAR ENERGIA

Publicado

em

Os estádios são alguns dos lugares mais elétricos do mundo. Milhões de fãs visitam o Johan Cruijff ArenA em Amsterdã todos os anos. Para ver seus artistas favoritos ou o time da casa, o clube de futebol Ajax.

Como na maioria dos estádios modernos, replays instantâneos e solos ecoam nos jumbotrons, o óleo ferve nas fritadeiras e os barris de cerveja matam a sede da galera. Ao contrário de outros estádios desse estilo, o Johan Cruijff ArenA compensa esse alto consumo de energia com o maior sistema de armazenamento de energia em uma construção comercial de toda a Europa. 

Energy storage system

“Estamos colocando nosso ecossistema elétrico no núcleo de um futuro sustentável, transformando a forma como dirigimos e como vivemos.”

– Francisco Carranza, diretor administrativo da Nissan Energy

O PODER DA ENERGIA ARMAZENADA

148 baterias de Nissan LEAF foram reaproveitadas para criar esse enorme sistema de armazenamento e tornar essa conquista possível.

Com estilo minimalista, o teto do estádio holandês é sofisticadamente coberto por 4.200 painéis solares.

Com o armazenamento das baterias de Nissan LEAF, o estádio pode distribuir a energia renovável que os painéis solares geram de maneira ideal, mesmo depois que o sol se põe.

O sistema inovador de 3 megawatts armazena energia suficiente para carregar 500.000 smartphones ou fornecer eletricidade a 7.000 residências de Amsterdã por uma hora.

Ele alivia a pressão sobre a rede elétrica durante grandes eventos.

Quando não há eventos acontecendo e o estádio está apagado, o sistema pode retornar à rede. Isso contribui para a geração de energia em horários de pico, reduzindo o consumo em momentos de alta demanda.

Os vizinhos do estádio também se beneficiam, porque o sistema pode alimentar a comunidade circundante em caso de quedas de energia.

Atualmente, o estádio Johan Cruijff ArenA oferece 18 estações de carregamento para veículos elétricos, mas pretende aumentar esse número para 200.

 “Estamos colocando nosso ecossistema elétrico no núcleo de um futuro sustentável, transformando a forma como dirigimos e como vivemos”, disse Francisco Carranza, diretor administrativo da Nissan Energy.

Arena Energy Storage video
Johan Cruijff ArenA https://youtu.be/4w6MIAQNQa8?si=0pI1KWvJD3ZL8S7P

Quando as baterias chegam ao final de seu ciclo de vida, ainda podem beneficiar os seres humanos de inúmeras maneiras.

DESENVOLVENDO UMA ECONOMIA CIRCULAR

Além de fornecer um ecossistema de energia mais eficiente e sustentável para o estádio e seus vizinhos, esse sistema de armazenamento é um exemplo inovador da economia circular para baterias de carros elétricos.

Em vez de descartar ou reciclar baterias inativas e garimpar mais cobalto, as baterias retiradas dos Nissan LEAF atendem a um novo (e poderoso) propósito.

Quando as baterias chegam ao final de seu ciclo de vida, ainda podem beneficiar os seres humanos de inúmeras maneiras.

O armazenamento de energia do estádio Johan Cruijff ArenA não é o primeiro caso em que a Nissan optou por prolongar a vida útil das baterias do LEAF.

Em colaboração com a cidade costeira de Namie, no Japão, a Nissan e sua afiliada 4R Energy Corporation reaproveitaram as baterias de LEAF como bancos de armazenamento em postes de LED movidos a energia solar.

A Nissan está comprometida em promover um futuro de energia sustentável.

E até que a ciência descubra uma maneira de converter as emoções dos fãs de futebol em eletricidade, a Nissan continuará encontrando maneiras inovadoras de fazer isso. 

Ricardo Sapia é jornalista com passagens pela Record, Band e SBT. Hoje tem a “Coluna do Seu Luis” que é retransmitida diariamente em várias rádios do Brasil e faz o “15 Minutos com o Sapia”, onde entrevista personalidades do mundo político, empresarial e esportivo.