Siga-nos
ENNA2024

Bahia

Experiências das feiras literárias da Bahia são apresentadas durante evento em Cuba

As experiências das feiras e festas literárias baianas apoiadas pelo Governo do Estado estão sendo apresentadas na 32ª FILH, em Cuba.

Publicado

em

Experiências das feiras literárias da Bahia são apresentadas durante evento em Cuba

As experiências das feiras e festas literárias baianas apoiadas pelo Governo do Estado estão sendo apresentadas na 32ª Feira Internacional do Livro de Havana (FILH) – 2024, iniciada nesta quinta-feira (15) e que segue até 25 de fevereiro, em Cuba. A Bahia conta com mais de 50 feiras e festas literárias apoiadas através das secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Cultura (Secult), que visam o fomento à leitura e o protagonismo estudantil. Esses eventos literários servem de vitrine para que os estudantes da rede estadual possam mostrar os seus talentos e suas habilidades, por meio das apresentações de suas produções literárias, artísticas e culturais.

O ouvidor da SEC, Jocivaldo do Anjos, que também é escritor e atua como Conselheiro da Educação na Comissão Especial de Educação Literária e no Programa Estadual do Livro e da Leitura, está representando a Bahia na feira. Segundo ele, o Governo da Bahia tem se esforçado para a internacionalização das feiras literárias e todos os seus componentes, como escritores, livros e editoras.

“Esta feira é mais uma possibilidade que temos de apresentar o ineditismo que a Bahia tem no campo dos eventos literários. Vamos apresentar o que a Bahia tem feito para encantar o mundo cada vez mais, com a energia e a beleza do povo baiano, no caso aqui representados pela literatura baiana”, afirma Jocivaldo.

Com o tema “Ler é construir identidade”,  a Feira Internacional do Livro de Havana tem o objetivo de promover a leitura como uma das principais atividades para a formação da consciência individual e coletiva e do pensamento crítico autêntico. A programação do evento inclui uma variedade de espaços associados à literatura e ao conhecimento, entre os quais se destacam o Salão Profissional do Livro, onde decorrerão a Oficina Nacional do Livreiro e o Encontro de Editores e Tradutores Literários. Além disso, acontecerá o evento de Publicações Seriais e Mídia Digital; o Encontro de Jovens Escritores da Ibero-América; e o Encontro de Promotores de Poesia.

Feiras baianas

Dentre as feiras e festas literárias apoiadas pelo Governo da Bahia, se destacam a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica); Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô); Feira literária internacional de Antônio Cardoso (Fliac); Feira Literária de Rio Real; Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (Flicar); Feira Literária Internacional de Canudos (Flican); Feira Literária de Pintadas (Flipi); Festa Literária de Ilhéus (FLI); Feira Literária de Teixeira de Freitas (Flitef); Feira Literária de Irecê (Flirecê); Feira literária de Itacaré (Flicaré); Feira Literárias de Vitória da Conquista (FliConquista); Feira Literária de Miguel Calmon (Flicalmon); Festa Literária de Uauá (Fliu); Festa Literária de Lençóis (Flilençóis); e Festa Literária de Ribeira do Pombal (Flipombal).

Fonte: Ascom/SEC