Siga-nos

BS Autos

INSTITUTO RENAULT MARCA PRESENÇA NO SMART CITY EXPO CURITIBA 2024

Publicado

em

A Renault do Brasil, por meio do Instituto Renault, esteve presente na 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes do Brasil.

Com design sustentável, construído com madeira OSB de reflorestamento e usando mobiliários feitos materiais automotivos reaproveitados, o estande do Instituto Renault abrigou uma loja com produtos da Associação Borda Viva.

Lá, os visitantes puderam conhecer os itens produzidos pela Casa da Costura, uma das fontes de renda da Associação Borda Viva, que reutiliza materiais automotivos, como a Kardian Collection, uma coleção exclusiva, com produtos desenhados pelo time do Renault Design Center Latam (RDCL), que reutiliza materiais automotivos do próprio Kardian unindo sustentabilidade e alto design, incorporados aos propósitos da Renault.

O espaço também foi ponto de arrecadação de alimentos e de leite em pó que irão beneficiar a Associação Borda Viva e o Lar Mãe Maria.

“Reinventar as cidades para todos, o tema da Smart City Expo deste ano, é promover a inclusão e uma convivência mais segura no trânsito, temas alinhados com os eixos estratégicos do Instituto Renault”, explica Caique Ferreira vice-presidente do Instituto Renault.

O Smart City Expo Curitiba é o maior evento de cidades inteligentes do Brasil. Com o tema “Reinventando cidades para todos”, a quinta edição do evento foi realizada nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024 no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, e reuniu representantes do setor público, empresas, universidades e sociedade civil.

O objetivo do evento foi reinventar as cidades para torná-las mais sustentáveis e eficientes, contemplando soluções tecnológicas. Além disso, o evento ofereceu oportunidades de networking, apresentação de projetos inovadores e troca de conhecimento entre os participantes.

O projeto Geração Futuro Jovens Talentos, do Instituto Renault também foi indicado como finalista à ao Prêmio SmarCity Brazilian Expo Awards na categoria “Equidade Social”.

O projeto é um programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social no Bairro da Borda do Campo, região do entorno da fábrica da Renault. Lançado em 2019, já formou 355 alunos em oito turmas.

Renault e Mobilize no Smart City

A Renault do Brasil esteve presente no evento, como ocorreu nas quatro edições anteriores, em 2018, 2019, 2021 e 2023.

A presença das marcas do Renault Group está alinhada com o propósito do grupo de estar na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando, com soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes

Sobre o Instituto Renault

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa.

Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 13 anos, já são 887.358 pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002.

A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo.

Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 416 pessoas em 2023 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. Juntos, os programas já formaram 496 pessoas desde 2019.

Ricardo Sapia é jornalista com passagens pela Record, Band e SBT. Hoje tem a “Coluna do Seu Luis” que é retransmitida diariamente em várias rádios do Brasil e faz o “15 Minutos com o Sapia”, onde entrevista personalidades do mundo político, empresarial e esportivo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *