Bahia
Lavagem do Gravatá e eventos esportivos movimentaram final de semana
Na zona turística Costa do Dendê, o município de Camamu sediou a quarta edição da competição de cicloturismo Trilha da ilha, com participantes da Bahia e de outros estados.
Eventos culturais e esportivos, apoiados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), atraíram turistas que visitam a Bahia na alta temporada, no último fim de semana. Em Salvador, a 43ª edição da Lavagem da Fonte do Gravatá reuniu, no domingo (21), cerca de 1,2 mil participantes, no Centro Histórico. A programação começou com missa, na Igreja do Rosário dos Pretos, seguida de rito religioso na fonte do século 18, situada na esquina das ruas do Gravatá e Independência, e de apresentações musicais.
“A Lavagem da Fonte do Gravatá é uma manifestação cultural que reforça os elos entre o sagrado e o profano, movimentando o turismo na região central de Salvador. Este ano a realização só foi possível por conta do apoio do Governo do Estado, por meio da Setur”, destacou Vadinho França, presidente do Bloco Alvorada, que organiza o evento.
Ainda na zona turística Baía de Todos-os-Santos, o Festival Cultural Esportivo Periférico lotou, no sábado (20), a Praça João Martins, no bairro de Paripe, na capital baiana, com a proposta de incentivar o esporte e valorizar a cultura local. Na programação, atividades esportivas e circuito de boxe, além de apresentações culturais e de grupos musicais. A realização foi da Five Entretenimento.
Na Costa dos Coqueiros, o projeto ‘Verão de Todos & Para Todos’ chegou, no domingo (21), à praia de Guarajuba, na Orla de Camaçari, com atividades recreativas e de conscientização ambiental. As ações incluíram retirada de lixo e distribuição de sacolas para resíduos entre os banhistas. No próximo fim de semana, a iniciativa da Soberana Eventos, em parceria com a Setur-BA, segue para Barra do Jacuípe.
Na zona turística Costa do Dendê, o município de Camamu sediou a quarta edição da competição de cicloturismo Trilha da ilha, com participantes da Bahia e de outros estados. O percurso, de 20 quilômetros, incluiu volta pela cidade e contemplação de paisagens naturais.
Fonte: Ascom/Setur-BA