Siga-nos

Entretenimento

Maria Adelaide Amaral prepara peça sobre Carlos Gomes após novela engavetada na TV Globo

Roteirista e dramaturga vai reaproveitar parte do trabalho entregue à emissora sobre compositor

Publicado

em

Maria Adelaide Amaral

Em meados de 2020, durante a pandemia de Covid-19, a dramaturga e roteirista Maria Adelaide Amaral mergulhou na vida do maestro e compositor paulista Carlos Gomes (1836-1896) para produzir uma minissérie biográfica para a TV Globo.

O resultado foi tão satisfatório que o então diretor de teledramaturgia da casa, Silvio de Abreu , encomendou uma novela para o horário das 18h a partir do material entregue pela autora.

Entretanto, mudanças na estrutura da emissora levaram Abreu a deixar a casa e Ricardo Waddington a assumir o posto, introduzindo uma nova dinâmica de trabalho. A contenção de gastos foi a principal nova diretriz da emissora, o que levou ao engavetamento da obra por tempo indeterminado – decisão que se manteve mesmo com a saída do diretor da casa em 2023.

Ainda imersa no universo pessoal de Carlos Gomes, Amaral decidiu aproveitar o material de pesquisas para produzir uma peça de teatro baseada na vida íntima do compositor. Nesta nova obra, a autora deve mergulhar em temas como o casamento infeliz com a pianista italiana Adelina Peri (????-????), os problemas financeiros, a morte de um dos filhos e a angústia de ter seu trabalho reconhecido na Europa, mas ser pouco lembrado no Brasil.

Sem título ou data de estreia definidos, o projeto ainda está em fase de produção dramatúrgica sem pressa para ficar pronto. Embora tenha carreira de sucesso na TV, com minisséries como A Casa das Sete Mulheres e Os Maias e novelas como Ti-Ti-Ti e Sangue Bom , escritas com Vincent Villari , Maria Adelaide Amaral tem carreira extensa no teatro.

Entre suas principais criações estão De Braços Abertos , sucesso na década de 1980 estrelado por Juca de Oliveira e Irene Ravache , Querida Mamãe , de 1994, Cenas de um Casamento , de 1996, Pra tão Longo Amor , de 1993, Mademoiselle Chanel , sucesso de Marília Pêra (1943-2015) nos anos 2000, e Frida Y Diego , sobre a relação conflituosa entre os pintores Frida Kahlo (1907-1954) e Diego Rivera (1886-1957).

Este post Maria Adelaide Amaral prepara peça sobre Carlos Gomes após novela engavetada na TV Globo foi publicado primeiro no Observatório da TV .