Siga-nos

BH e Região Metropolitana

MediCirco promove campanha de doações para o Dia das Crianças

Publicado

em

O Medicirco, projeto de Extensão da Faseh, está realizando uma campanha de doações de brinquedos, doces e guloseimas, itens para lanche e decorações de festa para ambientes até o dia 08 de outubro.

As doações devem ser encaminhadas para Rua Manoel Bertoldo Fagundes, 435 – Nova Granja – Vespasiano, aos cuidados de Isadora.

Quem quiser saber mais informações ou ajudar de outras formas, basta entrar em contato com a equipe de extensionistas pelo perfil do Instagram @medicirco.

Ação no Presídio de Vespasiano

No dia 10 de outubro, quinta-feira, a partir das 13 horas, a equipe do Medicirco vai realizar uma tarde de atividades lúdicas com filhas e filhos de mulheres que estão cumprindo pena na Ala Feminina da Unidade Prisional de Vespasiano.

É primeira vez que o espaço receberá uma ação do projeto.

Gabriela Rangel Antunes Moura, estudante do 8º período do curso de Medicina da Faseh e representante do projeto explica que “essa tarde de brincadeiras com nossa equipe será também um momento de descontração e de interação das mães com os pequenos”.

Sobre o MediCirco

O Medicirco é uma atividade de extensão de palhaçaria – forma de arte que utiliza a comédia, a expressão corporal e a interação com o público para provocar o riso e criar um universo cômico e lúdico, capaz de conectar-se com pessoas de todas as idades e classes sociais.

No projeto, a equipe formada por estudantes da área de saúde, caracterizada como simpáticos médicos-palhaços, faz ações sociais voluntárias em ambientes como hospitais, asilos, escolas etc.

Patricia Guidine, coordenadora do MediCirco e professora do curso de Medicina da Faseh, evidencia a importância da iniciativa para a qualificação dos estudantes.

“O MediCirco humaniza a formação em saúde, preparando profissionais mais empáticos e atentos aos sentimentos dos pacientes e todos os demais envolvidos.

Através do contato direto com o público, os estudantes desenvolvem habilidades de comunicação e cuidado integral, promovendo o bem-estar e a alegria nos ambientes em que atuam.

Ao levar alegria e cuidado para espaços como hospitais, escolas, asilos e projetos sociais, o projeto contribui para uma sociedade mais justa e saudável.”

Gabriela Rangel ressalta que o MediCirco não foca a atenção apenas no paciente, “mas também nos familiares, nos cuidadores, nos profissionais de saúde e nas equipes de apoio, para levar um pouco de leveza para momentos que não são fáceis”.

A aluna destaca que o projeto leva a alegria para onde ela estiver em falta. “Já visitamos escolas e projetos sociais com crianças em situação de vulnerabilidade.

E asilos, onde o problema é o isolamento, a depressão e as dificuldades físicas e cognitivas. Nesse sentido, nosso objetivo é proporcionar a construção de experiências e relações positivas nesses ambientes”.

De acordo com a graduanda, o projeto busca levar a “medicina humanizada e deixar a imaginação agir para tornar os períodos de adversidades menos pesados para as pessoas”.