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Nissan cria quimonos customizados para rivais da Fórmula E às vésperas de sua corrida em casa, no E-Prix de Tóquio

Publicado

em

YOKOHAMA, Japão

O E-Prix de Tóquio, que acontece nesse final de semana, tem importância especial para a Nissan.

Afinal, a marca é a única equipe japonesa a disputar a Fórmula E.

Por isso, para marcar sua primeira corrida em casa, a Equipe Nissan de Fórmula E fez uma parceria com o designer de moda japonês Jun Nakamura para criar quimonos customizados inspirados em todas as 11 equipes que competem no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Fiel ao ideal japonês do omotenashi, a crença intrínseca e arraigada de que os convidados devem ser recebidos com todo o carinho, a Equipe Nissan de Fórmula E Team vai presentear cada um de seus 10 concorrentes com um quimono inspirado nas respectivas cores de cada equipe, para que elas “se sintam à vontade, mas não muito”, pois a briga pelo campeonato está se acirrando.

Com design de Jun Nakamura, a coleção será exposta no E-Prix de Tóquio no dia da corrida.

Aclamado em Kyoto, tendo recentemente apresentado um desfile de sucesso na London Fashion Week, que apareceu nas páginas das revistas Vogue & Elle, entre outras, o trabalho de Nakamura tem como foco a fusão de técnicas ancestrais japonesas com um design moderno e contemporâneo.

Para dar vida aos quimonos, Nakamura trabalhou junto com artesãos que atuam com sustentabilidade no Japão para confeccionar cada peça exclusiva à mão.

Além de serem inspirados pelas equipes de Fórmula E, tendo a escolha da vestimenta tradicional japonesa sido proposital, os quimonos são produtos quase que totalmente “zero resíduo”, feitos com uma peça inteira de tecido, sem cortes.

A ideia faz um paralelo com o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, que, em 2020, tornou-se o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero desde que foi criado, tendo investido em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam as corridas, para compensar as emissões de cada temporada da categoria 100% elétrica.

Jun Nakamura, designer de moda e fundador da JU-NNA, comentou:

“O quimono é muito importante para a cultura japonesa, então é muito bacana aceitar o convite de uma marca tão icônica como a Nissan para criar o design de quimonos.

A minha relação com os quimonos começou bem cedo, pois a minha família tinha uma confecção de quimonos e o meu pai sempre estava vestindo esse tipo de túnica no trabalho.

Com esta coleção especial, queremos mostrar a hospitalidade do Japão, então eu criei os quimonos inspirado pelas cores e carros de cada equipe”.

Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da equipe, comentou:

“Temos o orgulho de trabalhar em parceria com um designer de moda tão incrível como o Jun, para receber nossos colegas do campeonato de forma realmente autêntica.

Esta é a nossa saudação do Japão, com nossa alma e coração.

A primeira corrida em Tóquio é um momento extremamente importante para a equipe.

Depois de dois pódios consecutivos a nossa confiança está lá em cima, por isso estamos convidando nossos concorrentes a ficar à vontade – mas não muito – no nosso E-Prix correndo em casa”.

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

A Nissan é um especialista mundial na criação e produção de veículos 100% elétricos emocionantes.

Com quase 600 mil unidades do Nissan LEAF vendidas desde que o modelo foi lançado, em 2010, a Nissan tem usado sua experiência com os veículos elétricos para desenvolver seu carro de competições de Fórmula E.

Já as lições aprendidas nas pistas contribuem para as próximas gerações de veículos elétricos da montadora japonesa.

Sobre a Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

Sobre Jun Nakamura

Jun Nakamura fundou a grife JU-NNA baseada em Londres, em 2019. Consagrado em Kyoto, Nakamura se inspira nas técnicas ancestrais japonesas para criar coleções contemporâneas de prêt-à-porter.

A grife trabalha com artesãos que atuam com sustentabilidade no Japão para confeccionar peças exclusivas encontradas na coleção Heritage, carro-chefe da marca.

A estética da grife JU-NNA desafia convenções, transcendendo os limites entre a arte e o comércio, assim como a feminilidade e a masculinidade.

A marca defende a legítima autoexpressão.

A pegada inovadora de Nakamura para as técnicas ancestrais tem conquistado o reconhecimento da crítica.

O trabalho da JU-NNA tem sido mencionado em revistas consagradas, como Vogue, Wonderland, L’Officiel, Elle, Pap e Noctis.

Ricardo Sapia é jornalista com passagens pela Record, Band e SBT. Hoje tem a “Coluna do Seu Luis” que é retransmitida diariamente em várias rádios do Brasil e faz o “15 Minutos com o Sapia”, onde entrevista personalidades do mundo político, empresarial e esportivo.