BH e Região Metropolitana
PBH implanta novas viagens na linha 721, após pedido da população
A Prefeitura de Belo Horizonte informa que a partir desta segunda-feira (25) a linha 721 (Estação São Gabriel / Maria Teresa, via Parque Cerrado) terá oito novas viagens nos dias úteis A melhoria no quadro de horários atende a solicitação da comunidade e vai diminuir o intervalo entre viagens, reduzindo o tempo de espera e garantindo mais conforto para os passageiros
A Prefeitura de Belo Horizonte informa que a partir desta segunda-feira (25) a linha 721 (Estação São Gabriel / Maria Teresa, via Parque Cerrado) terá oito novas viagens nos dias úteis. A melhoria no quadro de horários atende a solicitação da comunidade e vai diminuir o intervalo entre viagens, reduzindo o tempo de espera e garantindo mais conforto para os passageiros.
Com a melhoria nas viagens o tempo de espera passou de 20 para 15 minutos no horário de pico da manhã, entre 5h e 9h. Também foi reduzido o intervalo de 60 para 35 minutos entre 9h e 16h. Os novos quadro de horários podem ser consultados no
Portal da PBH
.
A linha 721 (Estação São Gabriel / Maria Teresa, via Parque Cerrado) foi
criada em novembro/2023
e está sendo monitorada e recebendo melhorias, com o debate constante com a comunidade, como no
atendimento aos sábados
realizado a partir de fevereiro/2024.
CRTT
O aumento do número de viagens da linha 721 foi uma demanda da Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT) na regional Norte. As CRTT atuam nas nove regionais da Prefeitura de Belo Horizonte e são uma instância de participação popular de caráter consultivo, sugestivo, opinativo e informativo sobre o sistema de transporte e trânsito de Belo Horizonte.
Coordenada pela BHTrans, as CRTTs visam assegurar à comunidade local o acesso à informação e a participação no processo de elaboração, debate, sugestão, implantação, desenvolvimento e manutenção das políticas públicas de transportes e trânsito no âmbito de abrangência da respectiva.
Melhorias no transporte coletivo
A política de melhoria do transporte coletivo da Prefeitura de Belo Horizonte já colocou 648 novos ônibus – todos com ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade – rodando nas linhas da capital. O número supera, em mais de 220 veículos, a exigência prevista na Lei 11.458/23, sancionada pelo prefeito Fuad Noman, que era a inclusão de 420 coletivos na frota da capital. Com a entrada dos novos ônibus, Belo Horizonte já conta com quase 80% da frota com ar-condicionado e suspensão a ar. A idade média dos veículos que era de seis anos e oito meses em julho/2023, caiu para cinco anos e sete meses.
Nesse sábado (23)
foram acrescidas 176 viagens nas linhas alimentadoras nos fins de semana
. O sistema já contabiliza 24.160 viagens nos dias úteis – número que supera a determinação da Lei 11.458/23 –, reduzindo a lotação nos veículos.