BH e Região Metropolitana
Prefeitura de Belo Horizonte abre inscrições para o curso Trilha da Agroecologia
A Prefeitura de Belo Horizonte abriu novas inscrições para o curso “Trilha da Agroecologia” A formação é gratuita e as pessoas interessadas podem realizar as inscrições até 18 de julho
A Prefeitura de Belo Horizonte abriu novas inscrições para o curso “Trilha da Agroecologia”. A formação é gratuita e as pessoas interessadas podem realizar as inscrições até 18 de julho. O formulário de inscrição está disponível no Portal da PBH . Para participar é necessário ter mais de 18 anos e não ter cursado a Trilha anteriormente. A lista de selecionados e de espera será divulgada no dia 23 de julho.
A Trilha da Agroecologia é ofertada pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Avenida Presidente Antônio Carlos, 821- Lagoinha) e disponibiliza 70 vagas. O curso tem como objetivo formar agentes multiplicadores dos fundamentos, princípios e práticas da agroecologia. Os encontros iniciarão nos dias 5 e 7 de agosto nos turnos da manhã e tarde, de forma presencial.
As aulas são ministradas por formadores técnicos da Prefeitura e outras instituições, especialistas e mestres de saberes tradicionais e atores sociais de organizações agroecológicas da capital e região metropolitana. O plano pedagógico é estruturado com metodologias participativas em 12 encontros com carga horária de 48 horas, e visitas com atividades práticas em territórios que são referências em agroecologia.
No decorrer da formação são abordados temas como Manejo Agroecológico de Agroecossistemas, Sistemas Agroflorestais, Plantas Alimentícias Tradicionais e não convencionais, Plantas Medicinais e da Ancestralidade, Compostagem, gestão de resíduos, Socioagrobiodiversidade e Sementes Crioulas, entre outros.
O curso “Trilha da Agroecologia” ocorre semestralmente desde 2018 e é uma das formações do Programa de Valorização da Gastronomia articulada à Agroecologia do CRESAN – Mercado da Lagoinha. Desde o início do curso, já foram formadas mais de 750 pessoas, entre agricultores(as), servidores públicos, profissionais da educação, membros de organizações de agroecologia e outros. Todas as informações sobre o curso, prazos das chamadas, lista de espera e orientações para as matrículas podem ser acessadas na página da Trilha da Agroecologia .