BH e Região Metropolitana
Prefeitura reforça unidades de saúde para atendimento de foliões no Carnaval
A Prefeitura de Belo Horizonte ampliará os locais para atendimento médico dos foliões durante o Carnaval 2024 A secretaria municipal de Saúde vai abrir dois Postos Médicos Avançados (PMAs), que estarão localizados: um no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), na Rua Guaicurus, 50, Centro; e outro na UPA Centro-Sul, na Rua Domingos Vieira, 488, bairro Santa Efigênia
A Prefeitura de Belo Horizonte ampliará os locais para atendimento médico dos foliões durante o Carnaval 2024. A secretaria municipal de Saúde vai abrir dois Postos Médicos Avançados (PMAs), que estarão localizados: um no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), na Rua Guaicurus, 50, Centro; e outro na UPA Centro-Sul, na Rua Domingos Vieira, 488, bairro Santa Efigênia. Os dois PMAs funcionarão 24 horas, a partir das 19h desta sexta-feira (9), até as 7h de quarta-feira (14), para atender as pessoas que precisarem de cuidados em saúde.
O foco de atendimento dos PMAs é a estabilização do paciente, evitando superlotação das unidades de urgência da capital. Serão priorizados os casos de intoxicação, desidratação, hipoglicemia, mal súbito, pequenos traumas, dentre outros agravos. Cabe ressaltar que essas situações tendem a aumentar em períodos de eventos com grande circulação de pessoas.
As nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital também estarão em funcionamento durante todos os dias do Carnaval 2024, com assistência durante 24 horas. Além disso, para garantir socorro rápido aos foliões e à população de Belo Horizonte, além dos 28 veículos do SAMU que atuam na cidade, haverá quatro unidades de suporte de prontidão nos PMAs. Foram contratadas, ainda, 144 ambulâncias pela Belotur.
A equipe de regulação, que atua no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), também receberá o reforço de mais um médico durante o período do Carnaval. Esse profissional auxiliará na classificação de prioridade dos casos, além do monitoramento das vias e desvios, possibilitando mais agilidade na assistência.
Atendimento a casos suspeitos de dengue
Para garantir o cuidado dos foliões e da população de Belo Horizonte durante o Carnaval, os atendimentos às pessoas com suspeita de dengue serão mantidos na capital. Seguindo as com as ações do plano de enfrentamento, estarão abertos diariamente, das 7h às 22h, os três Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs), nas regionais Barreiro, Centro-Sul e Venda Nova. Esses locais são porta aberta e ofertam cuidado de forma espontânea às pessoas que apresentam febre, dor no corpo e de cabeça, especialmente atrás dos olhos, além de manchas vermelhas na pele.
Já as Unidades de Reposição Volêmica (URVs) também estarão em funcionamento todos os dias, por 24 horas. Esses equipamentos ficam nas regionais Centro-Sul e Venda Nova e recebem exclusivamente os usuários encaminhados de centros de saúde e CAAs e que precisam de hidratação e assistência contínua. Ou seja, não é um serviço de porta aberta.
Além disso, os centros de saúde Francisco Gomes Barbosa/ Tirol (Barreiro), Vera Cruz (Leste), Aarão Reis (Norte), São Paulo (Nordeste), Betânia (Oeste) e Rio Branco (Venda Nova) também funcionarão no sábado (10), domingo (11) e terça-feira (13), das 7h às 19h. Já na segunda-feira (12) todos os centros de saúde funcionarão das 7h às 17h e na quarta-feira (14) as152 unidades estarão abertas a partir das 13h.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as pessoas com sintomas de dengue procurem os centros de saúde da cidade ou os CAAs. Essas unidades funcionam 12 horas por dia e estão preparadas para atender os usuários.
Confira no Portal da PBH os endereços de todos os
152 centros de saúde
da capital e das
unidades de atendimento de pessoas com suspeita de dengue, chikungunya e zika.
Confira o funcionamento das unidades de saúde para o atendimento da população com sintomas de dengue e outras arboviroses:
Sábado (10) | Domingo (11) | Segunda-feira (12) | Terça-feira (13) | Quarta-feira (12) |
CAA Centro-Sul CAA Venda Nova CAA Barreiro 7h às 22h URV Centro-Sul URV Venda Nova 24 horas por dia | CAA Centro-Sul CAA Venda Nova CAA Barreiro 7h às 22h URV Centro-Sul URV Venda Nova 24 horas por dia | CAA Centro-Sul CAA Venda Nova CAA Barreiro 7h às 22h URV Centro-Sul URV Venda Nova 24 horas por dia | CAA Centro-Sul CAA Venda Nova CAA Barreiro 7h às 22h URV Centro-Sul URV Venda Nova 24 horas por dia | CAA Centro-Sul CAA Venda Nova CAA Barreiro 7h às 22h URV Centro-Sul URV Venda Nova 24 horas por dia |
Centros de saúde Francisco Gomes Barbosa/ Tirol Vera Cruz Aarão Reis São Paulo Betânia Rio Branco 7h às 19h | Centros de saúde Francisco Gomes Barbosa/ Tirol Vera Cruz Aarão Reis São Paulo Betânia Rio Branco 7h às 19h | 152 centros de saúde, das 7h às 17h | Centros de saúde Francisco Gomes Barbosa/ Tirol Vera Cruz Aarão Reis São Paulo Betânia Rio Branco 7h às 19h | 152 centros de saúde, a partir das 13h |
9 UPAs, todos os dias, por 24 horas | 9 UPAs, todos os dias, por 24 horas | 9 UPAs, todos os dias, por 24 horas | 9 UPAs, todos os dias, por 24 horas | 9 UPAs, todos os dias, por 24 horas |