Siga-nos

Entretenimento

Prêmio APTR reabre do Teatro Carlos Gomes e celebra 90 anos do Rival; Veja vencedores

Cleyton Nascimento e Ana Beatriz Nogueira vencem prêmios em noite com Brás Cubas e Julius Caesar consagrados

Publicado

em

Foto da peça Brás Cubas, da Cia. Armazém, vencedora da categoria Melhor Espetáculo

Aconteceu na noite de ontem, 01, a cerimônia da 18ª edição do Prêmio APTR, laureação idealizada pela Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro, que teve como principal destaque a celebração de dois espaços culturais importantes para a vida teatral do Rio de Janeiro.

Além de marcar a reabertura do Teatro Carlos Gomes após dois anos em reformas, a premiação também homenageou os 90 anos de história do Teatro Rival, ambos espaços históricos no Centro da cidade. São casas lembradas por receber desde espetáculos musicais e shows até revistas musicais na primeira metade do século 20.

Entregue à atriz Ângela Leal, gestora do Teatro Rival, herdado de seu pai, o produtor Américo Leal, o Troféu Marília Pêra relembrou a trajetória do espaço, que contou com uma homenagem especial do músico Sidney Magal, que subiu ao palco para interpretar o hit Meu Sangue Ferve por Você e lembrar que iniciou sua carreira no palco do teatro cantando em espetáculos de revista.

Outro homenageado da noite foi o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, que completou 80 anos em junho e teve sua obra celebrada em número musical que reuniu nomes como Nany People, Cláudia Ohana, Matilla, Beth Goulart e Lilian Valeska interpretando canções de musicais compostos pelo autor, como Roda Viva, Os Saltimbancos, Calabar e Ópera do Malandro .

A premiação laureou os espetáculos Brás Cubas , da Cia. Armazém, e Julius Caesar – Vidas Paralelas , da Cia. dos Atores, como os principais vencedores da noite. Gustavo Gasparini levou o prêmio de dramaturgia por Julius Caesar , enquanto Paulo Moraes angariou o de direção por Brás Cubas . O prêmio de melhor espetáculo foi para a produção da Cia. Armazém, enquanto a de ator coadjuvante foi para Isio Guelman, da Cia dos Atores.

Já o elenco e a equipe criativa da produção paulistana Se Essa Lua Fosse Minha levaram o prêmio especial de teatro jovem, Manoela Pinto Guimarães. Nas categorias de atuação, os destaques ficaram para Ana Beatriz Nogueira na categoria atriz em papel principal por seu desempenho em Senhora Klein e Clayton Nascimento, na categoria ator em papel principal, por seu solo Macacos , sucesso massivo da última temporada carioca.

O corpo de jurados que selecionou os vencedores da 18ª edição do prêmio APTR foi formado por Beatriz Radunsky, Carmem Luz, Lionel Fischer, Macksen Luiz, Tânia Brandão, Wagner Corrêa e Daniel Schenker. A partir da próxima edição, um novo corpo de jurados será absorvido pelo prêmio.

A nova formação contatrá com a crítica e repórter Claudia Chaves, o fotógrafo Leo Aversa, a jornalista Fátima Sá, a atriz e diretora Susanna Kruger, a fonoaudióloga e professora titular das disciplinas de Voz da Escola de Teatro da UniRio Jane Celeste e o ator, produtor e diretor Luiz Antonio Pilar.

A nova categoria dedicada a laurear espetáculos infanto-juvenis também contará com júri próprio, formado pela atriz e apresentadora Luana Xavier, pelo professor do programa de pós-graduação Artes da Cena da UFRJ Manoel Friques e pelo jornalista João Santana. Confira abaixo a lista de vencedores da 18ª edição do Prêmio APTR:

ATRIZ EM PAPEL COADJUVANTE : Carol Garcia (“Kafka e a Boneca Viajante”)

ATOR EM PAPEL COADJUVANTE : Isio Guelman (“Julius Caesar – Vidas Paralelas”)

DRAMATURGIA : Gustavo Gasparani (“Julius Caesar – Vidas Paralelas”)

CATEGORIA ESPECIAL TROFÉU MARÍLIA PÊRA : Teatro Rival – 90 anos de História

MÚSICA : Stephane Brodt (“Furacão”)

DIREÇÃO DE MOVIMENTO : Suely Guerra (“Beetlejuice”) e Paulo Mantuano (“Restos na Escuridão – Engenharia Reversa”)

ILUMINAÇÃO : Vilmar Olos (“Como Posso não ser Montgomery Clift?”)

CENOGRAFIA : Ana Teixeira e Stephane Brodt (“Furacão”)

FIGURINO : Karen Brusttolin (“A Aforista”)

CATEGORIA JOVEM TALENTO – TROFÉU MANOELA PINTO GUIMARÃES : Elenco e equipe criativa de “Se Essa Lua Fosse Minha”

INFANTIL : “Azul”

ATRIZ EM PAPEL PROTAGONISTA : Ana Beatriz Nogueira (“Sra. Klein”)

ATOR EM PAPEL PROTAGONISTA : Cleyton Nascimento (“Macacos”)

PRÊMIO ESPECIAL : “Meu Corpo Está Aqui”

DIREÇÃO : Paulo de Moraes (“Brás Cubas”)

ESPETÁCULO : “Brás Cubas”

PRODUÇÃO : “Jovem Frankenstein” (Aventura e Moeller & Botelho)

Este post Prêmio APTR reabre do Teatro Carlos Gomes e celebra 90 anos do Rival; Veja vencedores foi publicado primeiro no Observatório da TV .