Siga-nos

BH e Região Metropolitana

Projeto MAP em Movimento leva oficinas de arte aos Centros Culturais municipais

Um museu expandido, que circula pela cidade e dialoga com diversos públicos Este é um dos objetivos do projeto “MAP em Movimento”, desenvolvido pelo Educativo do Museu de Arte da Pampulha

Publicado

em

Projeto MAP em Movimento leva oficinas de arte aos Centros Culturais municipais

Um museu expandido, que circula pela cidade e dialoga com diversos públicos. Este é um dos objetivos do projeto “MAP em Movimento” , desenvolvido pelo Educativo do Museu de Arte da Pampulha. Nas próximas semanas, o projeto chega a três diferentes Centros Culturais municipais com ações que englobam a pintura e a fotografia. Todas as ações são gratuitas e não precisam de inscrição prévia. As ações integram o Programa “Caravanas da Cultura”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, voltado à capacitação de artistas e produtores culturais.

Nesta sexta-feira (19) , o “MAP em Movimento” estará no Centro Cultural Padre Eustáquio (Região Noroeste) com uma oficina de Pintura com pigmento mineral. A atividade começa às 15h, será apresentada uma contextualização a partir da história da arte, as técnicas mais tradicionais e temas comuns. Serão abordados conceitos como cor, luz, sombra, volume, composição, pintura abstrata e figurativa.

na quinta-feira (25) , o projeto estará no Centro Cultural Zilah Spósito (Região Norte) com uma ação que irá trabalhar a Cultura Visual , abordando a relação do grupo com a cidade e o cotidiano dos frequentadores do Centro Cultural. As atividades começam às 14h e terão como objetivo fortalecer o coletivo, mas também abordar os temas relevantes para os participantes.

Em maio, o Centro Cultural São Geraldo (Região Leste) recebe uma oficina de Fotografia . A ação acontece no dia 15 de maio, a partir das 14h , e irá explorar a fotografia como ponto de partida para a preservação da memória do Bairro São Geraldo, com foco nos moradores mais antigos que frequentam o Centro Cultural. A ideia é explorar como as fotografias dos participantes podem funcionar como uma linguagem para compreender as narrativas presentes na formação da memória do Bairro São Geraldo.

Segundo Aretha Gallego, gerente de Museus e Centro de Referência da Fundação Municipal de Cultura, o projeto busca sensibilizar o público sobre arte, cultura e patrimônio de forma mais democrática, compartilhando experiências. “Queremos ampliar o diálogo com os moradores de Belo Horizonte, pessoas que se interessam por arte e cultura e também com os frequentadores destes Centros Culturais. A ideia é incentivar a comunidade a expressar suas visões e opiniões sobre a função e a importância dos museus na sociedade, além de estabelecer conexões significativas entre a produção artística e o cotidiano da comunidade, tornando a arte moderna e contemporânea mais acessível, encorajando estas pessoas a se expressarem e contribuírem para a cultura local”, destaca.

Sobre o Projeto

O “MAP em Movimento” é uma atividade participativa e inclusiva que visa explorar as potencialidades e os desafios da cidade e a sua relação com a arte e cultura. Realizada pela equipe do setor Educativo do Museu de Arte da Pampulha, o projeto leva às instituições públicas, tais como os Centros Culturais municipais, uma proposta de instalação educativa na qual o público é convidado a refletir sobre os processos formadores da lógica museológica. Os participantes respondem a uma pergunta chave: “Para que serve um museu?”. As respostas serão analisadas posteriormente, sendo transformadas em um material de pesquisa educativa para o Museu.

Na segunda etapa da atividade, o Educativo do MAP prevê a realização de oficinas de formação, que são definidas em conjunto com a coordenação de cada Centro Cultural A ideia é atender de forma direcionada o público e os objetivos daquela unidade ou instituição. Além disso, são oferecidos apoio material e presencial para a realização das atividades educativas.

Sobre o Programa “Caravanas da Cultura”

O Programa “Caravanas da Cultura” surgiu em 2018 com o objetivo de apresentar e orientar empreendedores quanto ao conteúdo de editais de arte e de fomento promovidos pela Prefeitura de Belo Horizonte. A partir de 2021, o Programa passou a promover encontros com a classe artística com o objetivo de ouvir a sociedade civil e debater sobre a aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc e da Lei Paulo Gustavo.

Agora, em 2024, o “Caravanas da Cultura” passa a atuar também na capacitação de agentes culturais. Por meio de instituições parceiras como o Instituto Vivas e o Observatório da Diversidade Cultural, o Caravanas da Cultura promoverá encontros nas nove regiões da cidade, com ações nos Pontos de Cultura e nos Centros Culturais municipais. O objetivo é fortalecer a democratização da cultura, a garantia dos direitos culturais e a descentralização das políticas culturais, através da realização de atividades em rede sobre as principais ações e projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Belo Horizonte, garantindo a participação social e a difusão de oportunidades para o campo cultural da cidade.

Os primeiros encontros aconteceram no final de março, e as ações se estendem até junho, nas 9 regionais de Belo Horizonte. A cada novo encontro, o Caravanas da Cultura irá reunir grupos e coletivos, entidades e organizações culturais, Redes locais, lideranças comunitárias, entre outros agentes com a intenção de ouvir e compreender as demandas locais, discutir a cultura de Belo Horizonte nos seus aspectos de acesso, fomento, institucionalização, memória e formação, além de ampliar a oferta de ações formativas voltadas para elaboração e gestão de projetos.

Nos encontros, serão apresentadas oportunidades na área cultural, tais como editais de fomento que estejam abertos; a implementação da PNAB e de outras políticas culturais específicas; o Programa Cultura Viva e Fórum dos Pontos de Cultura de Belo Horizonte; Festivais e projetos como o FIT-BH, o FIQ-BH, o FAN-BH e a Virada Cultural, entre outros. Também haverá espaço para a capacitação, com workshops temáticos na área de projetos culturais, construção de portfólios, negócios da cultura, Pontos de Cultura e criação de redes de troca.

Serviço

MAP em Movimento | Ações em Centros Culturais

Programa “Caravanas da Cultura”

Centro Cultural Padre Eustáquio | Rua Jacutinga, 550 – Padre Eustáquio

Oficina de Pintura

Data: sexta-feira (19), às 15h

Centro Cultural Zilah Spósito | Rua Carnaúba, 286 – Zilah Spósito

Cultura visual

Data: quinta-feira (25), às 14h

Centro Cultural São Geraldo |Rua Silva Alvarenga, 548 – São Geraldo

Oficina de Fotografia

Dia 15 de maio, quarta-feira, às 14h

Atividades gratuitas sem a necessidade de inscrição prévia