Bahia
Segurança na indústria química: compromisso com a proteção e a excelência
Usiquímica explica quais as estratégias são adotadas para garantir um ambiente de trabalho seguro e eficiente em suas operações
Na indústria química, um pilar inegociável que permeia todas as operações é a segurança.
A produção de substâncias essenciais que impulsionam a sociedade e a economia global demanda um compromisso absoluto com a proteção dos colaboradores, comunidades e meio ambiente.
Nesse contexto, a Usiquímica, a maior empresa no Brasil de hidróxido de amônio, reconhece plenamente a responsabilidade que acompanha sua posição de destaque no mercado.
Na busca por excelência, a companhia dedica-se à identificação e mitigação proativa de riscos em todas as suas operações.
Desde a seleção e armazenamento de matérias-primas até os processos de produção e descarte de resíduos, a empresa adota uma abordagem minuciosa para compreender e gerenciar os perigos potenciais.
Este compromisso permeia todos os setores, garantindo que cada etapa do processo seja cuidadosamente monitorada e controlada para evitar acidentes e proteger tanto os funcionários quanto às questões ambientais.
Prevenção de acidentes: uma prioridade absoluta
Aprevenção de acidentes é mais do que uma prioridade, pois é considerado os possíveis impactos devastadores que vazamentos de substâncias tóxicas, explosões e incêndios podem ter não apenas no ambiente de trabalho, mas que também podem atingir as comunidades vizinhas.
Por isso, implementam-se uma série de medidas abrangentes para garantir a segurança em todas as etapas das operações. São elas:
- Uso de equipamentos de Proteção Individual (EPIs):
A disponibilidade e a qualidade dos EPIs garantem que todos os funcionários tenham acesso aos equipamentos adequados para sua proteção.
Isso inclui luvas, óculos de segurança, máscaras respiratórias e trajes de proteção, entre outros, conforme necessário para cada função e tipo de exposição.
Sistemas de ventilação adequados:
Manter um ambiente de trabalho seguro e saudável, especialmente em áreas onde há manuseio de substâncias químicas, são essenciais como sistemas de ventilação, projetados para garantir a adequada circulação de ar e a remoção eficaz de vapores, gases e partículas potencialmente perigosas.
- Treinamento e manutenção preventiva de inspeções regulares:
O treinamento é uma parte fundamental da abordagem para a prevenção de acidentes na Usiquímica.
Todos os funcionários passam por programas de treinamento abrangentes e regulares, que abordam não apenas os procedimentos de segurança específicos de cada função, mas também a conscientização sobre os riscos associados às substâncias químicas que manuseiam.
Isso inclui treinamento em procedimentos de emergência, como evacuação e resposta a vazamentos.
- Baia de Contenção
Quando ocorre o carregamento de líquidos em caminhões, é fundamental posicioná-los em áreas de baia de contenção.
Essas áreas são projetadas para conter vazamentos ou transbordos, direcionando o material para um tanque seguro.
Isso garante que, em caso de incidentes, os líquidos sejam corretamente descartados, evitando a contaminação do esgoto tradicional.
Há também uma manutenção preventiva em todas as instalações e equipamentos, visando identificar e corrigir quaisquer problemas potenciais antes que se tornem uma ameaça à segurança.
Além disso, realizam-se inspeções regulares para garantir o cumprimento dos padrões de segurança e identificar oportunidades de melhoria contínua.
Responsabilidade ambiental e cuidados com a comunidade
“Além de garantir a segurança dos colaboradores, também assumimos a responsabilidade ambiental e social.
Todas as operações da empresa têm impactos além das instalações fabris, afetando o meio ambiente e as populações ao redor.
Por isso, adotamos práticas sustentáveis e responsáveis, visando a minimização de impactos e o bem-estar das comunidades locais”, explica Osvane Lazarone, diretor comercial da Usiquímica.
Isso inclui o cumprimento rigoroso de regulamentações ambientais na região.
Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)
Como parte dos processos, adota-se o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
Essa estratégia permite identificar, avaliar e gerenciar os riscos associados às operações, garantindo que estejamos sempre à frente na prevenção de acidentes e na proteção dos colaboradores, do meio ambiente onde operamos.
Na Usiquímica vimos que a segurança não é apenas uma obrigação regulatória, mas sim um compromisso com os colaboradores e parceiros em manter os mais altos padrões em todas as operações, porque se acredita que é através desse compromisso que se garante um futuro sustentável e próspero para todos.
Sobre a Usiquímica
Inaugurada em 8 de maio de 1943 por Manoel Gimenez Henriques e inicialmente batizada “Indústria Química Gimenez”, a empresa começou produzindo Ácido Nítrico Concentrado, na cidade de São Paulo, para atender à demanda da região Sudeste.
Com intenso trabalho e empenho na qualidade de seus produtos, a Usiquímica transformou-se no principal fabricante de Hidróxido De Amônio no Brasil e líder na distribuição de Ácido Clorídrico, Amônia Anidra, Hipoclorito de Sódio, Ácido Nítrico e Ácido Fluorídrico.
Além disso, é um dos principais players do mercado de Arla 32.