Brasil
Senna Tower: maior arranha-céu residencial do mundo levará nome do piloto em Balneário Camboriú
Projetado pela sobrinha de Senna, construção na região com o metro quadrado mais caro do país terá mais de 500 metros, 204 apartamentos e 18 mansões suspensas.
Projeção mostra o Senna Tower (Centro) na orla de Balneário Camboriú — Foto: FG Empreendimentos/Divulgação
O nome de um dos maiores ídolos do esporte e do automobilismo brasileiro – Ayrton Senna – vai batizar aquele que prevê ser o maior arranha-céu residencial do mundo.
O Senna Tower, com mais de 500 metros, será construído no metro quadrado mais caro do Brasil: a orla de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina.
O anúncio do novo nome do residencial, tratado anteriormente nos bastidores como Triumph Tower, foi feito nesta segunda-feira (16) pela FG Empreendimentos, gigante da construção civil catarinense e responsável por outros arranha-céus na cidade.
O conceito do Senna Tower é assinado pela artista plástica e antropóloga Lalalli Senna, sobrinha de Ayrton.
De acordo com a construtora, o projeto “é inspirado na trajetória de superação de Ayrton Senna, simbolizando a ‘Jornada do Herói’, a superação dos limites e a busca pelo ideal”.
A construção terá 228 unidades, sendo:
- 18 mansões suspensas que podem chegar a 563 m²
- 204 apartamentos de até 400 m²
- 4 coberturas duplex de 600 m²
- 2 mega coberturas triplex de 903 m²
- 8 elevadores de ultravelocidade
- 6 pavimentos de lazer privados
“Toda grande história começa com uma jornada. Uma jornada de descoberta, crescimento e transformação.
O Senna Tower é uma obra de arte de proporções monumentais: um símbolo que nos inspira a buscar superar nossas limitações para expressar o que há de grandioso dentro de nós.
A torre tem esta forma arquitetônica justamente para simbolizar essa trajetória heroica de superação em direção aos nossos ideais e a manifestação do nosso potencial profundo”, diz Lalalli Senna.
Projeção mostra o Senna Tower (Centro) na orla de Balneário Camboriú — Foto: FG Empreendimentos/Divulgação
Atualmente, o maior prédio residencial do Brasil também está localizado em Balneário Camboriú: o Yachthouse by Pininfarina Tower 2, com 294,1 metros.
A cidade tem 8 dos 10 prédios mais altos do país.
Atualmente, o edifício residencial mais alto do mundo é o Steinway Tower, em Nova York, com 435,3 metros, conforme o ranking internacional The Skyscrapper Center.
Arranha-céu em Balneário Camboriú terá ‘mansão suspensa’ de R$ 85 milhões
O nome do novo arranha-céu é o primeiro da marca, criada pelo próprio Ayrton Senna. O investimento total na construção é de aproximadamente R$ 3 bilhões, apontou a FG.
Em julho, a prefeitura da cidade informou que havia aprovado o projeto, que também recebeu o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), a Licença de Implantação Ambiental (LAI). Com isso a obra está autorizada a começar.
“Mais do que avançar em conhecimento, inovação construtiva e tecnologia, estamos estabelecendo um marco global na construção, exigindo uma preparação meticulosa de todas as engrenagens, desde a concepção dos conceitos junto com a Marca Senna, passando pelas soluções técnicas em discussões e viagens ao redor de todo planeta, até o planejamento logístico minucioso para uma execução com excelência da obra.
Para isso, estamos envolvendo os maiores nomes da arquitetura e engenharia mundial, garantindo soluções de excelência, numa estrutura com mais de 500 metros de altura, que será o residencial mais alto do mundo”, destaca Jean Graciola, cofundador e presidente da FG Empreendimentos.
Família Graciola, da FG, e família Senna — Foto: Genevieve Bernardoni/Divulgação
Verticalização
Balneário Camboriú é a segunda cidade do país com a maior proporção de habitantes morando em apartamentos, com 57,22% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pesquisa divulgada no início de 2024.
Com 138.701 habitantes, o município conhecido como “Dubai Brasileira” pela imponência dos prédios, tem na verticalização das moradias um fator essencial para a alta proporção da população vivendo em apartamentos.
O município é segunda menor cidade em extensão territorial do estado, mesmo sendo a 12ª em população absoluta.