BH e Região Metropolitana
Shows e eventos em BH terão água gratuita, determina lei; entenda as regras
A Prefeitura de Belo Horizonte sancionou uma lei que determina que promotores de eventos não podem proibir a entrada de pessoas portando água em shows e festas da capital.
A proibição será permitida apenas mediante oferta gratuita de água pela organização. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (17 de setembro).
Conforme a legislação, a vedação da entrada de água será permitida apenas em casos em que os organizadores disponibilizarem bebedouros, realizarem distribuição de embalagens com água adequada para consumo ou mediante a instalação de “ilhas de hidratação” de fácil acesso a todos os presentes, sem custos adicionais ao consumidor em qualquer caso.
A PBH alerta ainda que nos casos em que houver proibição da entrada de água para hidratação pessoal e não forem assegurados outros meios eficazes de hidratação sem custos adicionais ao consumidor, os organizadores estarão sujeitos à pena de multa nos termos do regulamento.
A nova regra também determina que os promotores de eventos devem adotar medidas adequadas às condições meteorológicas previstas, como temperatura, umidade, radiação solar e vento, para promover o conforto térmico do público.
A legislação é sancionada durante período em que a cidade vive uma sequência de ondas de calor, que deixaram a umidade do ar abaixo dos 20%.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando a umidade relativa do ar está abaixo de 30%, a situação é considerada preocupante e acarreta riscos.
Com o tempo seco, são intensificados os problemas de desidratação, oftalmológicos, respiratórios e cardiovasculares.
Pessoas com tendência a contrair câncer de pele também devem redobrar os cuidados.
É recomendado ainda evitar exposição direta ao sol e reforçar a hidratação.