Siga-nos
ENNA2024

Entretenimento

Toda Família Tem: a nova comédia brasileira do Prime Video inspirada em clássicos norte-americanos

A série apresenta Pê, um jovem que enfrenta mudanças de vida ao retornar para a casa da avó no Rio de Janeiro, trazendo uma mistura de humor e realismo com um toque brasileiro

Publicado

em

Ao assistir Toda Família Tem , é fácil identificar semelhanças com séries como Todo Mundo Odeia o Chris e Um Maluco No Pedaço . O lançamento, disponível no Prime Video desde a sexta-feira (12), tem nas sitcons norte-americanas uma influência clara, mas é um produto bem brasileiro.

Com sete episódios já disponíveis na plataforma de streaming, a comédia conta a história de Pê, um jovem de 19 anos que enfrenta uma mudança repentina de vida. Após o padrasto ficar desempregado, ele e a família retornam para a casa da avó, no Rio de Janeiro, deixando para trás os dias de “playboy” em São Paulo.

Além de interpretar o protagonista, Pedro Ottoni é um dos criadores da série, ao lado de Mariana Veil e Jonathan Haagensen , assinando também como roteirista e produtor executivo. Ele iniciou a carreira produzindo conteúdo para a internet, chamou a atenção de produtores e, desde então, vem ganhando destaque no streaming, atuando em séries como A Sogra Que Te Pariu e Sem Filtro .

Em entrevista à Folha de Pernambuco , Pedro revelou que muito do que ocorre na trama de Toda Família Tem é baseado em suas vivências pessoais. ‘ Acho que tem uns 70% meu. Quando comecei a escrever, no meio da pandemia, pensei que um personagem interessante teria muitos defeitos. Então, parei para observar os meus e acabei colocando no roteiro tudo aquilo que reclamam de mim dentro de casa ’, contou.

Na série, a Família Silva é liderada pela matriarca Vó Geni ( Solange Couto ). Ela é mãe de Deise ( Maíra Azevedo ), casada com Jorge ( Érico Brás ) e mãe de Pê, Pietra ( Betânia Campos ), Paty ( Gabriela Dias ) e PH ( Ramon Francisco ), mais velho dos irmãos, que é pai de Marcelinho ( Caíque Ivo ). O elenco traz ainda nomes como Duda Pimenta , Sérgio Loroza , Pedro Novaes , Zezé Motta e Anderson Muller .

Cris D’Amato e Yasmin Thayná , que ficaram responsáveis pela direção da comédia, tiveram a tarefa de entrelaçar as referências já delimitadas pela dramaturgia a outras escolhidas por elas. ‘O que recebemos dos criadores já bebia na fonte desses sitcons que a gente assistia na hora do almoço, chegando da escola, e que traziam um conteúdo afirmativo bem diferente do que víamos na TV brasileira. Complementamos isso referenciando esteticamente o Spike Lee e pensando uma fotografia que pudesse trazer um pouco mais de elemento solar para essa família’ , detalhou Yasmin .

Para Maíra Azevedo , mais conhecida nas redes sociais como Tia Má , Toda Família Tem já nasce fazendo história no audiovisual brasileiro. ‘É uma série que tem gente preta na frente e atrás das câmeras. Por muito tempo, parecia que famílias como a minha não existiam. Não se fala sobre isso na série, mas só a nossa presença já diz muita coisa. Eu acho que é importante, às vezes, a gente dar o recado sem dizer nada’ , observou.

Érico Brás chama atenção para a forma leve com a qual a série trata de assuntos importantes. ‘A série tem o compromisso de mostrar o que é ser uma família brasileira, independentemente de preta ou branca. Não é à toa que o título. São situações que todas as famílias vão se identificar’ , apontou.

Solange Couto ressalta a boa convivência entre atores e atrizes de diferentes gerações. ‘As crianças [Caíque Ivo e Betânia Campos] eram absurdamente talentosas. Elas encaixavam o tempo delas no da gente, sem que a gente precisasse se preocupar. Tenho 68 anos. Era a mais velha no elenco e com mais tempo de carreira, mas estava ali aprendendo com aquela porcaria de moleque sem vergonha [risos]. Foi maravilhoso’ , relembrou.

Este post Toda Família Tem: a nova comédia brasileira do Prime Video inspirada em clássicos norte-americanos foi publicado primeiro no Observatório da TV .