Siga-nos

Bahia

Unidade de medida socioeducativa de Feira de Santana ganha computadores, livros e requalificação das instalações

Benefícios foram entregues na manhã de hoje, 29, em solenidade presidida pelo secretário da SJDH, Felipe Freitas

Publicado

em

Unidade de medida socioeducativa de Feira de Santana ganha computadores, livros e requalificação das instalações

Setenta e sete computadores foram entregues nesta quarta (29), à Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Dr. Juiz de Mello Mattos, em Feira de Santana. Os equipamentos integram uma série de medidas adotadas para qualificar a formação dos jovens e adolescentes atendidos pela unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), que é vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Além dos computadores, a Case recebeu 1.400 livros doados pela Fundação Pedro Calmon, da Secretaria de Cultura (Secult-BA), e inaugurou melhorias estruturais que incluíram a colocação de gradis e de muro de proteção em toda a extensão frontal das instalações.

As inovações implementadas na Case de Feira tiveram investimentos superiores a R$700 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Zé Neto, que prestigiou a solenidade de entrega e afirmou a disposição de continuar contribuindo com o fortalecimento da instituição. Para o titular da SJDH, Felipe Freitas, os benefícios ampliam as oportunidades e as possibilidades dos educandos, garantindo que eles tenham acesso a ferramentas e tecnologias diversificadas e modernas. “São ações importantes que fazem parte do projeto de requalificação das unidades de Pronto Atendimento e Coordenação de Atendimento ao Egresso de medida socieducativa da Fundac”, afirmou Freitas.

Na oportunidade, também serão entregues 1.400 livros doados pela Fundação Pedro Calmon/Secult. Distribuídas em sete kits, as obras são de estilos variados, que tratam de temas lúdicos e de garantia de direitos. A parceria estabelecida entre a Fundac/SJDH e a Pedro Calmon visa apoiar o desenvolvimento da prática da leitura, contribuindo para a formação social, cultural e educativa dos adolescentes em cumprimento de medidas de internação. “Esse ato de lançamento nunca terá a exata dimensão das nossas conquistas, que são difíceis de mensurar devido à importância que têm para as vidas dos nossos educandos e de suas famílias”, afirmou a diretora geral da Fundac, Regina Affonso.

A Fundac adquiriu também 77 computadores para equipar os laboratórios de informática das Unidades de Atendimento Socioeducativo, através de um convênio de mais de R$ 300 mil. A ação tem beneficiado adolescentes e jovens das Unidades de Atendimento Socioeducativo de Salvador, Camaçari e Feira de Santana, promovendo o direito à profissionalização, através da educação profissional, cursos e programas de formação inicial e continuada.

A solenidade contou também com a participação dos vereadores do PT, Sílvio Dias e Luiz da Feira, da assessora para Educação e Cultura em Direitos Humanos da SJDH, Urania Santa Bárbara; e das coordenadoras da Fundac, Sued Gomes, Kátia Pinheiro e Ayara Carneiro, além da Ana Verena Amorim, que é diretora do Colégio Paulo VI, anexo à unidade.

“Nada é mais importante do que investir nas pessoas, que são o sentido concreto da vida. A Case tem que ser parecida com uma porta que se abre para as pessoas terem oportunidades na vida e esses equipamentos estão sendo adquiridos com esse propósito. A nós, dirigentes e educadoras, cabe cumprir essa missão com carinho, responsabilidade e amor”, declarou o secretário. “Aqui, trabalham o que há de melhor na rede de ensino da Bahia, porque nessa instituição é preciso oferecer educação com qualidade, mas, também, contextualizada. E as educadoras da Case fazem isso muito bem. Os resultados importantes como as premiações em olimpíadas de matemática e concursos de redação estão aí para comprovar”, completou.

Fonte: Ascom/SJDH