Siga-nos
ENNA2024

Bahia

Educadores e técnicos da SEC doam sangue para campanha de Carnaval da Fundação Hemoba

A campanha “A alegria do Carnaval está no nosso sangue”, da Hemoba, ganhou um reforço especial, nesta quarta-feira (7), com a participação de 40 educadores e técnicos da Secretaria da Educação

Publicado

em

Educadores e técnicos da SEC doam sangue para campanha de Carnaval da Fundação Hemoba

A campanha “A alegria do Carnaval está no nosso sangue”, da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), ganhou um reforço especial, nesta quarta-feira (7), com a participação de 40 educadores e técnicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC). A iniciativa, estimulada e apoiada pela SEC, tem o objetivo de contribuir com o estoque de sangue para o período momesco.

A secretária da Educação da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, que esteve no hemocentro, ressaltou a importância da campanha e o impacto positivo da doação de sangue, bem como fez um convite para que mais doadores participem. “Esta ação é muito importante para a nossa comunidade. Viemos no bloco do amor e da solidariedade fazer a doação de sangue que salva vidas. E esta é uma mensagem do campo da Educação para toda a sociedade. Você, que é doador, procure uma unidade da Hemoba para fazer sua doação. Sempre lembrando que é um movimento de humanidade, de solidariedade, porque se coloca ao lado fortalecendo a vida das pessoas”, disse.

A assessora técnica da Coordenação do Ensino Médio da SEC, Joyce Paixão, expressou a sua alegria em ajudar na campanha de doação. “Fico muito feliz em ter esta oportunidade de vir doar sangue e ajudar em uma campanha tão importante para a saúde de quem precisa”. Renata Santos, assistente administrativa da Assessoria de Planejamento e Gestão (APG), também destacou o sentimento despertado pela doação. “É um enorme prazer poder fazer parte desse momento e quero aproveitar e chamar as pessoas para que venham doar sangue também. É muito necessário, não deixem de vir fazer a sua parte”.

O diretor da Hemoba, Luís Gonzaga Catto, destacou a relevância da campanha. “É muito importante que as pessoas venham doar. Convidamos toda a população de Salvador, do interior e de todos os locais, para fazer essa doação, para que, assim, a gente possa ter o período de Carnaval com o estoque suficiente para dar suporte a toda a população da Bahia”.

Atendimento

As doações podem ser feitas nas unidades fixas da Hemoba: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, ao lado do Hospital Geral do Estado – HGE), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e, aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Todas essas unidades estarão funcionando nesses horários durante o Carnaval.

Quem pode doar

Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por, pelo menos, duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendável evitar alimentos gordurosos nas últimas quatro horas antes do procedimento. Todo o material utilizado para a coleta é descartável, evitando o risco de contaminação. Para doar, é necessário apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Fonte: Ascom/SEC