Siga-nos
ENNA2024

BH e Região Metropolitana

Parceria entre PBH e União garante campus de educação tecnológica na capital

Parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o governo federal vai garantir a abertura de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) na capital O município cederá o terreno para a sede do instituto, enquanto ficará a cargo da União o investimento de R$ 30 milhões para reformas e compra de equipamentos

Publicado

em

Parceria entre PBH e União garante campus de educação tecnológica na capital

Parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o governo federal vai garantir a abertura de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) na capital. O município cederá o terreno para a sede do instituto, enquanto ficará a cargo da União o investimento de R$ 30 milhões para reformas e compra de equipamentos. A estrutura, inicialmente, será montada em um terreno na sede da BHTrans, no Buritis, próximo onde atualmente funciona a reitoria do IFMG – que possui campus em 18 municípios mineiros.

“Nós vamos ter um Instituto Tecnológico em Belo Horizonte, com curso técnico. A expectativa é que nós vamos ter entre 3 e 4 mil alunos, em cursos inteiramente gratuitos. Fiquei muito satisfeito com a proposta que o ministro da Educação nos apresentou. Serão vários institutos em Minas Gerais e Belo Horizonte vai ser contemplado com um”, afirmou o prefeito Fuad Noman.

No último dia 7, durante evento realizado em Belo Horizonte, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do prefeito Fuad Noman, foi acertada a criação da sede do IFMG na capital. A expectativa da PBH é que o campus possa ser transferido posteriormente – ou mesmo que haja uma segunda unidade – no Centro da capital.

“Eu gostaria que pudesse ser no Centro de Belo Horizonte, dentro do Projeto Centro de Todo Mundo, para repovoar Centro, para que as pessoas possam estudar e quem sabe morar”, ressaltou o prefeito. O programa Centro de Todo Mundo foi anunciado no ano passado e tem o objetivo de trazer novas oportunidades de moradia, lazer e trabalho na região, além de promover a requalificação da área.

Vice-líder do governo na Câmara, o deputado federal Reginaldo Lopes acredita que algumas atividades do IFMG se iniciem já no segundo semestre deste ano. “Belo Horizonte ganhará o melhor modelo educacional do planeta. O instituto traz um modelo verticalizado de educação, onde o jovem trabalhador tem uma formação inicial e continuada. Lá ele pode fazer o ensino médio, tecnológico, mestrado e até doutorado”, explica o parlamentar, que realizou as primeiras tratativas com o Ministério da Educação para a abertura de um campus do instituto na capital mineira.

Para tratar das primeiras ações para a implantação do IFMG em Belo Horizonte, o prefeito Fuad Noman recebeu na última quinta-feira o reitor do instituto, Rafael Bastos, e o vice-reitor José Roberto, que estavam acompanhados do deputado federal Reginaldo Lopes.

A proposta inicial para a montagem do IFMG em Belo Horizonte inclui a realização de concurso federal para 75 professores com doutorado e 45 técnicos administrativos. Pelo menos metade das vagas de ensino para a unidade da capital será destinada a cursos de ensino médio tecnológico. O restante será destinado a cursos de graduação, como engenharia.

O IFMG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais é uma instituição pública de ensino, integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que oferta, principalmente, cursos técnicos e superiores. Todos os cursos do IFMG são gratuitos.

O ingresso em algum curso técnico ou superior do Instituto pode ser feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou dos processos seletivos de Vestibular e Exame de Seleção, realizados duas vezes por ano.