Siga-nos

BH e Região Metropolitana

PBH promove melhorias nas linhas 825 e 838, na Regional Nordeste

A partir da próxima segunda-feira (1º), a Prefeitura de Belo Horizonte implantará melhorias nas linhas 825 (Estação Gabriel/Vitória II) e 838 (Estação São Gabriel/Palmares via UPA Nordeste), que circulam na região Nordeste da capital A linha 838 passará a atender a UPA Nordeste, no bairro São Paulo

Publicado

em

PBH promove melhorias nas linhas 825 e 838, na Regional Nordeste

A partir da próxima segunda-feira (1º), a Prefeitura de Belo Horizonte implantará melhorias nas linhas 825 (Estação Gabriel/Vitória II) e 838 (Estação São Gabriel/Palmares via UPA Nordeste), que circulam na região Nordeste da capital.

A linha 838 passará a atender a UPA Nordeste, no bairro São Paulo. O ponto final da linha será transferido do bairro Palmares para a Estação São Gabriel, facilitando também o acesso dos passageiros da estação até a unidade de saúde.

Com isso, o itinerário da linha 825 será reajustado, para diminuir o tempo de viagem e melhorar o cumprimento dos horários.

Importante lembrar que, por conta das melhorias, os usuários da UPA Nordeste passarão a ser atendidos somente pela linha 838, que também vai possibilitar a ligação entre o bairro Palmeiras, o Centerminas e a unidade de pronto atendimento.

Confira os novos itinerários e os quadros de horários no Portal da PBH .

Linha 838 (Estação São Gabriel / Palmares via UPA Nordeste)

Atendimento Principal

–    Sentido Estação/Palmares: Estação SãoGabriel (ponto final), Av.Risoleta Neves, R. Jacuí, R. Joaquim Gouveia (UPA Nordeste), R. Padre José Alves (R. Angola), R. Abaiba, R. Angaturama, R. 3.140, Viaduto Carlos Drummond de Andrade, Av. Cristiano Machado, seguindo pelo itinerário atual.

–    Sentido Palmares/Estação: itinerário atual até a Av. Bernardo Vasconcelos, Av. Cristiano Machado, R. Angaturama, R. Joaquim Gouveia, R. Padre José Alves (R. Angola) – UPA Nordeste, Av. Cristiano Machado, Estação São Gabriel (ponto final).

Atendimento Centerminas

–    Sentido Estação/Palmares: Estação São Gabriel (ponto final), Av. Risoleta Neves, R. Jacuí, R. Joaquim Gouveia (UPA Nordeste), R. Padre José Alves (R. Angola), R. Abaiba, R. Angaturama, R. 3.140, Viaduto Carlos Drummond de Andrade (retorno), Av. Pastor Anselmo Silvestre, seguindo pelo itinerário atual.
–    Sentido Palmares/Estação: itinerário atual até a Av. Pastor Anselmo Silvestre, Av. Cristiano Machado, R. Angaturama, R. Joaquim Gouveia, R. Padre José Alves (R. Angola) – UPA Nordeste, Av. Cristiano Machado, Estação São Gabriel (ponto final).


Linha 825 (Estação Gabriel / Vitória II)

–    Sentido Estação/Vitória II: Estação São Gabriel (ponto final), Av. Cristiano Machado, Anel Rodoviário, seguindo pelo itinerário atual.

–    Sentido Vitória II/Estação: itinerário atual até o Anel Rodoviário, Av. Cristiano Machado, Estação São Gabriel (ponto final).

CRTT

As melhorias nas linhas 825 e 838 atendem às solicitações da comunidade e foram aprovadas em reunião da CRTT Nordeste em 30 de janeiro e vão proporcionar mais agilidade, conforto e comodidade para os passageiros. As CRTT atuam nas nove regionais da Prefeitura de Belo Horizonte e são uma instância de participação popular de caráter consultivo, sugestivo, opinativo e informativo sobre o sistema de transporte e trânsito de Belo Horizonte.

Coordenada pela BHTrans, as CRTTs visam assegurar à comunidade local o acesso à informação e a participação no processo de elaboração, debate, sugestão, implantação, desenvolvimento e manutenção das políticas públicas de transportes e trânsito no âmbito de abrangência da respectiva.

Melhorias no transporte coletivo

A política de melhoria do transporte coletivo da Prefeitura de Belo Horizonte já colocou 648 novos ônibus – todos com ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade – rodando nas linhas da capital. O número supera, em mais de 220 veículos, a exigência prevista na Lei 11.458/23, sancionada pelo prefeito Fuad Nomam, que era a inclusão de 420 coletivos na frota da capital. Com a entrada dos novos ônibus, Belo Horizonte já conta com quase 80% da frota com ar-condicionado e suspensão a ar. A idade média dos veículos que era de seis anos e oito meses em julho/2023, caiu para cinco anos e sete meses.

No último sábado (23) foram acrescidas 176 viagens nas linhas alimentadoras nos fins de semana. O sistema já contabiliza 24.160 viagens nos dias úteis – número que supera a determinação da Lei 11.458/23 –, reduzindo a lotação nos veículos.