Siga-nos

Colunistas

Por que o Faustão teve que fazer transplante cardíaco e agora transplante renal?

Publicado

em

Fausto Silva no programa Faustão na Band

          O Apresentador Fausto Silva que recentemente foi submetido a um transplante cardíaco pegou muitos de surpresa essa semana aoanunciar que necessitaria agora de passar por um transplante renal. Você sabia que os rins e o coração se relacionam de forma direta? Por isso, quando um está com a função muito reduzida, pode prejudicar o funcionamento do outro. Assim, a insuficiência cardíaca é uma condição clínica que pode comprometer as funções renais e vice-versa. A relação entre estes dois órgãos é tão importante que na medicina existe uma síndrome chamada de cardiorrenal.

Nos quadros de insuficiência cardíaca o coração não consegue bombear sangue para o corpo e consequentemente para os rins. Quando chega pouco sangue aos rins, os mesmos produzem hormônios, na tentativa de aumentar a Pressão arterial e dessa forma aumentar fluxo de sangue para os rins. Porém o coração que já está fraco na Insuficiência cardíaca não consegue bombear sangue contra uma pressão arterial aumentada fazendo com que chegue ainda menos sangue (suprimento) aos rins, dessa forma isso pode acabar resultando em uma falência desses dois órgãos essenciais, Coração e Rins. 

      Para evitar esses problemas, o ideal é sempre a prevenção, fazer atividade física, não fumar, ter uma alimentação adequada, evitar medicamentos como os antiinflamatórios que podem fazer mal tanto para o coração como para os rins, fazer consultas regulares com seu médico de confiança e seguir os tratamentos prescritos por ele quando necessário para Hipertensão, Diabetes, colesterol alto, já que esses são fatores de risco para uma futura falência cardíaca e renal.

Médico cardiologista, professor do curso de medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Coordenador do curso Speaker training Pro, Palestrante e Consultor de saúde da Indústria Farmacêutica

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *