Siga-nos

Espaço Pet

ABRIL LARANJA Maus-tratos aos animais é crime, por isso não deixe de denunciar!

Publicado

em

Abril Laranja: mês da prevenção contra a crueldade animal

Esse mês, batizado como Abril Laranja, é totalmente dedicado a prevenir maus-tratos e conscientizar a população de que os animais precisam de carinho e amor. E não estamos falando somente dos animais de estimação, como cães e gatos, mas de todas as espécies, principalmente os animais silvestres.

É fundamental que todos se dediquem à prevenção contra crueldade com nossos companheiros animais; trata-se de uma iniciativa criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA). O envolvimento de órgãos públicos é fundamental para que iniciativas de organismos não-governamentais e também empresas continuem tendo apoio para investir na causa animal.

“A superpopulação de animais de estimação chama atenção, principalmente porque acabam sendo vítimas de abandono, que é o maior dos maus-tratos, mas também tem o sofrimento daqueles que são maltratados dentro dos lares que vivem. Devemos todos ficar atentos e denunciar quem faz essa covardia com os animais de estimação”; alerta a fundadora e coordenadora do MMDA (Movimento Mineiro pelos Direitos Animais), Adriana Araújo.

Termos consciência de que nossa comunicação com eles não é com palavras é fundamental, muitas pessoas ainda tem dificuldades em entender isso, principalmente quando perdem a razão e acham que o animal vai assimilar um momento de reação violenta com ensinamento sobre uma situação. Isso significa, simplesmente, que devemos ficar atentos aos sinais que eles nos repassam. Quando estão agitados ou cansados, por exemplo, as reações e comportamentos serão diferentes. Além disso, devemos ter paciência, afinal podemos escolher ter a companhia de um animal de estimação; por isso, a violência não resolve nada, só machuca.

A importância de ter um mês dedicado à causa

O número cada vez mais assustador de animais que sofrem maus-tratos no Brasil acende o alerta para o envolvimento de cada vez mais pessoas para colocar um fim a essas situações. De acordo com os dados da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa) da Secretaria da Segurança Pública, as denúncias de maus-tratos a animais aumentaram entre 2020 e 2021 (15,60%): foi de 13.887 — entre janeiro e novembro — para 16.042. Sabemos que foi um período dificil por causa da pandemia de Covid-19, mas os dados ilustram bem as ações defendidas com o Abril Laranja.

Às vezes, sequer nos atentamos a esses números, mas eles são importantes, ainda mais quando paramos para pensar que são animais sofrendo. Nosso envolvimento deveria ser o cuidado constante; porém, quando temos um mês dedicado a ações que visam ao bem-estar de todos os animais, as chances de que esses números diminuam são maiores. Lembrando que os animais silvestres continuam sendo vítimas da crueldade.

“Os animais silvestres também precisam muito da nossa atenção. Eles estão sendo extintos do planeta. São grandes vítimas, sofrem maus-tratos quando conbribuimos com a destruição das florestas e matas, seus ambientes naturais. O tráfico de silvestres é crime e ainda assim eles continuam sendo sequestrados da natureza de forma cruel. Dados já comprovam que a cada dez animais sequestrados da natureza apenas um sobrevive.”, completa Adriana Araújo.

Vamos aproveitar para falar sobre senciência; já ouvir falar?

A senciência trata-se da capacidade de ter empatia — sentimentos, emoções, entendimento — por aqueles ao seu redor. Dessa forma, quando falamos sobre os animais, esse é um conceito usado para avaliar e mensurar a qualidade de vida deles, especialmente os de estimação, que convivem com as pessoas. Essa qualidade inclui a saúde e a felicidade — requisitos muito importantes.

Garantindo necessidades básicas dos animais: Conheça as 5 liberdades

A senciência é muito importante para entender as condições de vida dos animais e se as necessidades básicas deles — nutricionais, ambientais, sanitárias e sentimentais — estão sendo garantidas. Para isso, existem as cinco liberdades. Confira!

Livre de fome, sede e má nutrição

Essa é uma das liberdades mais essenciais quando falamos dos animais. Eles devem e precisam de acesso livre a alimento e água para terem a qualidade de vida de que necessitam. A frequência com que a comida e a água são oferecidas é essencial. Dessa forma, é possível evitar o sofrimento.

Livre de dor, injúria e doenças

Nem precisariamos falar sobre essa questão, mas é sempre bom ressaltar que todos os animais têm a liberdade de receber respeito, prevenção, diagnóstico, vacinas e controle de parasitas e doenças, o que contribui para o seu bem-estar.

Livre de desconforto

É comum encontrar animais nas ruas passando frio e calor ou bichos nas florestas sofrendo por queimadas, por exemplo, porém isso não deveria acontecer. Eles possuem o direito de habitar um ambiente confortável e adequado para a sua espécie.

Livre de medo e estresse

Outra liberdade essencial é em relação ao medo e ao estresse. Para garantir uma boa qualidade de vida, os animais precisam estar longe de ambientes que os deixem desconfortáveis, temerosos, ou seja, sem punições ou castigos.

Livre para expressar o seu comportamento natural

Animais são animais, por isso precisamos respeitar as características deles. Eles necessitam de espaço para expressar os seus comportamentos naturais sem haver repreensões ou consequências negativas por se comportarem naturalmente. Isso significa que mesmo os gatinhos e cachorrinhos que criamos em casa precisam de um ambiente em que possam correr, latir, miar ou pular como quiserem. E que sejamos todos felizes!

Vamos ficar atentos! Viu ou ouviu algo estranho? Denuncie!

Maus-tratos aos animais é crime, por isso não deixe de denunciar! Se você viu algo que achou estranho ou teme pela vida ou pela saúde de um bichinho, não hesite em denunciar. Para isso, saiba que você pode recorrer a qualquer órgão público, como Ministério Público, Ibama ou delegacias de polícia. Dessa forma, é possível evitar que mais um animalzinho entre para as estatísticas de maus-tratos. E lembre-se sempre: Adote um animal resgatado, ajude os protetores da melhor forma que puder.

2 Comentários

1 Comentário

  1. Meton Libos

    abril 27, 2024 at 11:20 pm

    Parabéns, matéria importantíssima e vital pra todos!!
    Que ótimo que foi criado está data/mês pra que não esqueçamos da importância de cuidarmos destes adoráveis animais domésticos e selvagens 👏🏽👏🏽🙏🏽

    • Editor Espaço Pet

      abril 28, 2024 at 11:10 am

      Obrigado pela atenção. É muito importante todos ficarmos atentos para evitar situações de maus-tratos, dos animais dentro de casa, e em qualquer ambiente. Especialmente com os abandonados nas ruas e maltratados, como os cavalos em carroças. E vamos todos adotar, comprar nunca!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *