Siga-nos

Belo Horizonte

Operação de fiscalização da PBH verifica ar-condicionado de 115 ônibus em um dia

Em mais uma ação da política de Tolerância Zero contra irregularidades do serviço de transporte público, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou, nessa segunda-feira (6), mais uma operação Brisa Fresca para fiscalização dos equipamentos de ar-condicionado dos veículos que fazem parte do sistema de transporte coletivo da capital Diante do alerta de calor emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e com base nas reclamações de usuários, a Sumob, com apoio da BHTrans, fiscalizou, simultaneamente em seis pontos da cidade, a condição dos equipamentos de ar-condicionado

Publicado

em

Operação de fiscalização da PBH verifica ar-condicionado de 115 ônibus em um dia

Em mais uma ação da política de Tolerância Zero contra irregularidades do serviço de transporte público, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou, nessa segunda-feira (6), mais uma operação Brisa Fresca para fiscalização dos equipamentos de ar-condicionado dos veículos que fazem parte do sistema de transporte coletivo da capital.

Diante do alerta de calor emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e com base nas reclamações de usuários, a Sumob, com apoio da BHTrans, fiscalizou, simultaneamente em seis pontos da cidade, a condição dos equipamentos de ar-condicionado. Durante a ação, foram abordados 115 veículos e foram encontradas irregularidades no funcionamento do ar-condicionado de três deles. É importante ressaltar que o ar-condicionado é um dos itens verificados durante as fiscalizações rotineiras dos ônibus.

A política de Tolerância Zero foi anunciada pelo prefeito Fuad Noman em 25 de janeiro para combater as irregularidades na prestação do serviço e, desde então, as ações de fiscalização do transporte coletivo foram intensificadas em toda a cidade. Além das autuações e do recolhimento das autorizações de tráfego, as empresas concessionárias não recebem a remuneração complementar quando não cumprem as determinações da Lei 11.458/2023 em relação à pontualidade e qualidade dos veículos.

As fiscalizações são realizadas por agentes da Sumob, BHTRANS e Guarda Municipal nas portas das garagens, nas estações, ao longo dos itinerários das linhas e também no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) através do SITBUS, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que acompanha cada viagem do transporte coletivo.

Em três meses, de janeiro a abril, foram realizadas 1.593 ações de fiscalização e 8.694 ônibus foram vistoriados, alguns deles mais de uma vez, o que dá uma média de quase 100 veículos fiscalizados por dia. As operações resultaram em 9.559 autuações, 342 autorizações de tráfego (AT) recolhidas e 13 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG.